Uma coleção de Ferraris clássicas, que por décadas ficou sem uso e escondida em um celeiro, será leiloada na Califórnia neste sábado (19).
Veja fotos das 20 Ferraris abandonadas que serão leiloadas:
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 250 GT Coupe Series II by Pinin Farina 1960
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 250 GT Coupe Speciale by Pinin Farina 1956
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 250 GT/L Berlinetta Lusso by Scaglietti 1964
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 275 GTB/6C Alloy by Scaglietti 1965
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 275 GTS by Pininfarina 1965
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 308 GTB ‘Vetroresina’ by Scaglietti 1976
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 330 GT 2+2 Series I ‘Interim’ by Pininfarina 1965
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 330 GT 2+2 Series II by Pininfarina 1966
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 330 GTS by Pininfarina 1967
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 365 GT 2+2 by Pininfarina 1969
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 365 GTB/4 Daytona Berlinetta by Scaglietti 1971
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 365 GTB/4 Daytona Berlinetta by Scaglietti 1972
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 365 GTC/4 by Pininfarina 1972
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 400 Automatic 1977
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 410 Superamerica Coupe Series I by Pinin Farina 1956
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 500 Mondial Spider Series I by Pinin Farina 1954
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 512 BB 1980
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari 512 BB Competizione 1978
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari Dino 206 GT by Scaglietti 1968
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Foto: RM Sotheby´s / divulgação Ferrari Testarossa 1991
Ferrari 250 GT Coupe Series II by Pinin Farina 1960
Chamada de Lost & Found Collection (Coleção de Achados e Perdidos), consiste em algumas das Ferraris mais raras já feitas, incluindo um dos três exemplares construídos da 512 BB Competizione, apresentada exatamente como era depois de competir nas 24 Horas de Le Mans de 1978. Há também um dos quatro 250 GT e os destroços de uma 500 Mondial Spider Series I 1954, que correu tanto na Mille Miglia quanto na Targa Florio.
Oferecido pela RM Sotheby’s durante a Monterey Car Week, na Califórnia (EUA), o conjunto de 20 carros pode somar US$ 20 milhões (R$ 99,6 milhões).
Você já deve estar familiarizado com o conceito “barn find”: carros descobertos como uma tumba egípcia, banhados pela luz do sol pela primeira vez em décadas e idealmente cobertos de poeira, detritos e jornais de época.
Esta coleção é talvez a interpretação definitiva de um barn find. Todos os 20 carros foram armazenados em um celeiro na Flórida em 1990, aparentemente para nunca mais serem dirigidos. Então, em 2004, o furacão Charley causou estragos ao longo da costa leste dos Estados Unidos, causando um colapso parcial do celeiro. Com vários danos, as Ferraris foram transferidas para um novo depósito em Indianápolis, onde permanecem até hoje.
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A RM Sotheby’s planeja se divertir um pouco com esta coleção única de Ferraris de aparência lamentável, mas historicamente significativas. Entre os gramados perfeitamente cuidados do Pebble Beach Concours d’Elegance e marquises que abrigam leilões de automóveis mais convencionais, uma réplica de celeiro em ruínas será construída para exibir os 20 modelos.
“Esse leilão representa uma oportunidade única na vida para os entusiastas adquirirem essas Ferraris icônicas, algumas das quais participaram de corridas de renome. A maioria dessas Ferraris perdidas permanecem intocadas, preservando sua pureza e condição original desde o dia em que foram adquiridas. É a primeira vez que a RM Sotheby’s apresenta uma coleção de barn find desta magnitude para o mercado”, disse Rob Myers, a força visionária por trás da RM Sotheby’s.
A 512 BB Competizione pode ser a estrela do show. Com uma estimativa entre US$ 1,8 milhão R$ 8,9 milhões) e US$ 2,8 milhões (R$ 13,9 milhões), o carro de corrida da Ferrari de 1978 é um dos três exemplares preparados na fábrica para correr em Le Mans. Inscrito por Luigi Chinetti Sr. e conduzido por Jacques Guérin, Jean-Pierre Delaunay e Gregg Young, ele competiu por mais de 19 horas, cobrindo 232 voltas no Circuito de la Sarthe antes de desistir por problemas mecânicos.
Outro destaque é a 250 GT Coupe Speciale Pininfarina 1956, que é uma das apenas quatro na versão Superamerica. O carro foi vendido pela primeira vez ao rei Mohamed V de Marrocos. É apresentado hoje com traços de sua cor original, motor V12 e estimativa de arremate entre US$ 1,7 milhão (R$ 8,4 milhões) e US$ 2,3 milhões (R$ 11,4 milhões).
O leilão também inclui uma Ferrari 275 GTB/6C Scaglietti 1965. Este carro apareceu pela primeira vez no estande da Ferrari no Salão do Automóvel de Turim, antes de competir na Targa Florio de 1966. Estima-se que seja arrematado por entre US$ 2 milhões (R$ 9,9 milhões) e US$ 2,5 milhões (R$ 12,4 milhões).
*Alistair Charlton é um jornalista automotivo e de tecnologia que escreve para a Wired UK e a para a BBC e tem uma paixão de longa data por tudo sobre quatro rodas.
(Traduzido por Rodrigo Mora).