O que acontece quando BMW, General Motors, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz e Stellantis unem forças para recarregar veículos elétricos? Uma joint venture de alto nível para estabelecer uma rede de carregamento nos EUA em oposição à da Tesla.
As sete montadoras anunciaram um plano para construir uma rede de pelo menos 30 mil carregadores de alta potência usando plugues CCS (Combined Charging System) ou NACS (North American Charging Standard). A rede começará nos EUA ao longo de rodovias e nas principais áreas metropolitanas. Espera-se que as primeiras estações abram no próximo verão e se expandam para o Canadá mais tarde. Esta nova rede aberta ainda não tem nome.
Leia mais:
- Stellantis confirma carro híbrido flex nacional para 2024
- Tesla suprimiu reclamações sobre a autonomia de seus elétricos
- Como é viajar de SP a SC dirigindo um carro elétrico
O consórcio de montadoras traçou planos para estações com toldos para sombra e comodidades como banheiros, restaurantes e lojas, semelhantes aos postos de gasolina. A ideia é que qualquer EV, independentemente do fabricante, conecte-se perfeitamente aos carregadores e trabalhe com os aplicativos de carregamento nativos de cada montadora.
Várias montadoras anunciaram recentemente a mudança do plug CCS comum para o NACS, que é o conector encontrado nas estações Supercharger da Tesla em todo o país – a empresa possui 5.265 estações em todo o mundo. As estações são exclusivas da Tesla, mas a fabricante de EVs começou a abri-las para outros modelos.
Os primeiros EVs da Honda no mercado americano, o Prologue e o Acura ZDX, são colaborações com a GM, o que explica o fato de esta nova rede marcar a primeira vez que a marca japonesa – além da Hyundai e da Kia – entra no debate sobre a infraestrutura de recarga tão diretamente.
O presidente da Hyundai Motor Company, Chang Jae-hoon, indicou há duas semanas que a empresa estava debatendo o uso do NACS. “Devemos considerar o quão útil seria para nossos clientes se usássemos os padrões da Tesla e verificar se a eficiência de carregamento é efetiva”, disse Chang durante uma sessão de perguntas e respostas no recente Goodwood Festival of Speed, acrescentando: “A Tesla também tem muito a ajudar conosco”.
Visivelmente ausente da nova rede é a Ford. A marca do oval azul foi o primeiro grande player a anunciar a mudança para o sistema da Tesla e tem sido especulado como um potencial parceiro externo para o sistema avançado de direção da conterrânea, controversamente conhecido como Full-Self Driving. O CEO da Ford, Jim Farley, tem sido visivelmente amigável com o CEO da Tesla, Elon Musk.