A Cadillac tem uma meta declarada publicamente de ser uma marca totalmente elétrica até o final desta década, levando a empresa a um futuro com emissões zero. Até agora, há apenas um modelo elétrico disponível, o Lyriq, que teve oferta muito limitada em seu primeiro ano no mercado. Até o final de 2023, a Cadillac planeja iniciar a produção do sedã (e carro-chefe) Celistiq. Agora, acaba de revelar o Escalade IQ.
Veja galeria de fotos do Cadillac Escalade IQ:
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Foto: divulgação Cadillac Escalade IQ
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Foto: divulgação Cadillac Escalade IQ
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Cadillac Escalade IQ
Vinte e cinco anos após seu lançamento, o Escalade é consistentemente o modelo mais vendido da linha Cadillac, popular entre os serviços de chofer de Manhattan e celebridades. A geração atual também está repleta de tecnologia, incluindo ser a plataforma de lançamento para a segunda geração do assistente de condução semiautônoma Super Cruise e para o display OLED de 37 polegadas, que ocupa dois terços do painel. Quando alimentado pelo excelente turbo-diesel de seis cilindros em linha e 3 litros, é até razoavelmente econômico, alcançando a faixa dos 8,5 km/l.
O Escalade IQ também é um SUV de luxo de três fileiras, mas com uma visão bem diferente da linguagem de design da Cadillac. Onde o exemplar a combustão é decididamente mais quadrado, o elétrico tem uma postura mais elegante e esportiva, com uma clara semelhança familiar com o Lyriq. Também não parece particularmente elétrico, sobretudo pelo capô excepcionalmente longo para um EV.
Seus arcos de roda também são bastante grandes para acomodar rodas de liga leve de 24 polegadas. Na traseira, a larga coluna C está bem angulada para a frente, assim como o vidro traseiro, bem diferente da traseira mais vertical do modelo a combustão. As proporções são bastante atraentes e, se não fosse um EV, parece que um V12 caberia perfeitamente sob aquele capô comprido. O efeito geral é criar a ilusão de ótica de que o Escalade IQ parece menor do que realmente é.
A realidade é bem diferente quando você está ao lado do Escalade IQ ou examina os dados da ficha técnica. Enquanto o SUV com motorização convencional mede 5,38 metros de para-choque a para-choque, aquele dotado de baterias chega a 5,70 m. Também é 11 centímetros mais largo.
Ao longo dos lados estão estribos integrados e fixos que a maioria das pessoas achará útil para entrar nesta fera. Como é equipado com a mesma bateria de íon de lítio de 210 kWh de duas camadas encontrada no Hummer, o piso é bastante espesso. Apesar das dimensões expandidas que quase correspondem e, em alguns casos, excedem seu equivalente a combustão em sua versão estendida, o IQ é menos espaçoso internamente. A maior parte do espaço perdido parece estar na terceira fila, que também parece mais confinada graças às grossas colunas C.
O volume de carga também é reduzido para 670 litros atrás da terceira fila, embora haja um porta-malas dianteiro. No entanto, como no Hummer EV e na Silverado EV, esse compartimento é mais estreito e raso do que o da Ford F-150 Lightning e tem um pouco menos de 340 litros.
Infelizmente, apesar de chegar ao mercado três anos após o lançamento do Hummer elétrico, a GM não parece ter feito algum progresso real na otimização de peso dssa estrutura. Embora executivos da Cadillac não citem valores de peso do Escalade IQ, reconhecem que será semelhante ao do Hummer EV. Quando testei uma picape dessas no inverno passado, levei-a a algumas balanças certificadas, que indicaram gigantescos 4.175 kg.
Talvez o melhor resumo do tamanho do Escalade IQ seja que ele representa o oposto da eficiência das dimensões, apesar de ter a vantagem de trabalhar a partir de uma arquitetura EV construída especificamente em vez de uma adaptação de um veículo a gasolina, como a Ford fez.
É claro que este é um SUV de luxo de uma marca que ainda tenta recuperar o manto de “padrão do mundo”, por isso deve ser devidamente equipado por dentro e pelo menos o veículo de exibição que vimos definitivamente era. Os temas internos que vimos no Lyriq também estão presentes aqui com grades de alto-falante de metal, abundância de couro e detalhes em madeira. Além de muitos equipamentos.
O mais proeminente entre eles é a mesma tela curva de 55 polegadas exibida no Celestiq. Como o Escalade é mais largo que o sedã, há um par de grades de alto-falante anexadas a cada extremidade para preencher as lacunas. As 20 polegadas mais à direita da tela são dedicadas ao passageiro da frente para assistir a vídeos ou controlar outros entretenimentos. O sistema de infoentretenimento é a mais recente iteração do sistema Android Automotive com Google Automotive Services integrado. Conforme anunciado anteriormente, a projeção do smartphone não será incluída neste sistema daqui para frente, portanto, os usuários do iPhone terão que confiar no bluetooth se quiserem transmitir chamadas ou música.
Abaixo da tela principal há uma tela sensível ao toque angular menor para controlar vários aspectos do veículo, como head-up display, visão noturna, modos de direção, controles remotos universais, assentos, altura da suspensão e direção traseira. Uma versão menor semelhante pode ser encontrada entre os assentos da segunda fila com o pacote opcional de assentos executivos.
Com esse assento executivo, os passageiros da segunda fila recebem uma tela de 12,6 polegadas na parte de trás dos assentos dianteiros e uma bandeja dobrável para cada um almoçar em movimento ou fazer algum trabalho.
O sistema de áudio padrão nos acabamentos Luxury 1 e Sport 1 é uma configuração AKG de 19 alto-falantes. Investir no Luxury 2 ou no Sport 2 significa aumentar a contagem de alto-falantes para 36 e o pacote executivo traz um sistema AKG Studio Reference, com 40 alto-falantes.
Como o Escalade compartilha uma plataforma com o Hummer, Silverado e Sierra, ele obtém todas as coisas boas disponíveis, incluindo uma suspensão de braço curto e longo em cada curva. Molas pneumáticas e amortecedores MagneRide 4.0 também estão incluídos em todos os acabamentos.
As molas pneumáticas permitem que o Escalade seja rebaixado 2 polegadas ou levantado 1 polegada para facilitar o acesso ou mais distância ao solo, embora este não seja um veículo que você deseja levar para fora da estrada. Como os acabamentos superiores de seus irmãos, o Cadillac também recebe direção da roda traseira com até 10 graus de articulação para melhorar a capacidade de manobra.
A propulsão vem através dos mesmos dois motores, configuração de tração nas quatro rodas encontrada no Silverado EV. No modo normal, o Escalade IQ produzirá 680 cv e 85 kgfm de torque, podendo alcançar 750 cv e 108,5 kgfm.
Quando é hora de reabastecer a bateria, o Cadillac tem a mesma capacidade de carga de 350 kW das picapes, permitindo a adição de até 160 quilômetros de autonomia em 10 minutos quando iniciado a partir de um estado de carga baixa. Espera-se que o alcance máximo seja de cerca de 720 quilômetros.
O Escalade IQ entra em produção no verão de 2024 na Detroit Hamtramck Assembly Plant (também conhecida como Factory Zero), ao lado de Hummer, Silverado, Sierra e Cruise Origin. O preço inicial será de cerca de US$ 130 mil (R$ 650 mil), ou US$ 50 mil (R$ 250 mil) a mais do que o Escalade a gasolina.
*Sam Abuelsamid passou a vida adulta trabalhando na indústria automotiva. Depois de se formar em engenharia mecânica, trabalhou os 17 anos seguintes em sistemas autônomos. Desde 2014 é analista principal da Navigant Research, cobrindo combustíveis alternativos, tecnologias avançadas de direção e veículos conectados. Também é co-apresentador do podcast Wheel Bearings.
(Traduzido por Rodrigo Mora).