Durante a apresentação do EX30, novo SUV 100% elétrico da Volvo que chega ao Brasil em 2024, mas já está em pré-venda, Luis Rezende, presidente da Volvo Cars América Latina, respondeu a uma pergunta da Forbes Brasil sobre o apetite de marcas chinesas como a BYD no mercado nacional e o quanto esse movimento impactou o planejamento do novo modelo, que já havia sido apresentado em Milão, na Itália, no mês de junho. Vale lembrar que a Volvo foi comprada pela chinesa Geely em 2010 e a BYD negocia a compra da ex-fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, e já lançou 4 modelos no Brasil.
Galeria de fotos:
O executivo foi enfático ao destacar que a marca sueca já acompanhava o movimento chinês e que ele ajuda a transformar e pavimentar o mercado, mas ressaltou que a Volvo defende a transição elétrica há anos na região. “Fomos criticados e questionados, por exemplo, com a chegada do C40 e nossas previsões de produzirmos somente elétricos até 2030”, afirmou. “Os chineses vieram e não vieram agora. Eles entenderam que era importante chegar com produto mais acessível e o movimento recente não foi uma surpresa. Sigo relembrando os concorrentes que ainda insistem na combustão e não acreditam nos elétricos no Brasil”, completou Rezende.
Acompanhe a cobertura especial da Forbes Tech na China:
- Obsessão chinesa por patentes é cultural e determina corrida pela liderança
- BYD lança divisão de luxo e entra no segmento de híbrido off-road
- Elon Musk que se cuide: interesse chinês pelo Brasil acelera o Vale do Lítio
- Live-commerce, um mercado de US$ 160 bi e muitas diferenças entre Brasil e China
EX30: um marco histórico
Ao apresentar o modelo para um grupo de jornalistas da América Latina, Luis ressaltou que o EX30 vai ajudar a empresa a cumprir a meta de zero carbono até 2040. “Com a chegada do EX30, nossa perspectiva é dobrar o que vamos vender em 2023, principalmente porque conhecemos nossos consumidores na região e sabemos o quanto eles são ávidos por tecnologia”, disse.
“O EX30 totalmente elétrico pode ser nosso menor SUV, mas representa um grande negócio para a Volvo como empresa e para nossos clientes. Sabemos que o preço e o custo de compra ainda são um dos maiores desafios quando as pessoas pensam em mudar para um carro elétrico. Com o Volvo EX30, pretendemos trazer mobilidade premium totalmente elétrica para um público muito mais amplo, ajudando a avançar e acelerar a transição para a eletrificação total de que nossa indústria e sociedade precisam”, explicou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars, durante o lançamento em Milão, na Itália, no mês de junho, acompanhado com exclusividade pela Forbes Brasil.
Leia também
- Volvo lança o C40 e espera portfólio 100% elétrico até 2030
- CEO da Volvo fala sobre transição para carros elétricos na América Latina
O “acessível” da Volvo
Revelado em junho deste ano e agora disponível para pré-venda em todo o território nacional, o Volvo EX30 tem quatro versões Core Single Engine (51 kWh), Core Single Engine Extended Range (69 kWh), Plus Single Engine Extended Range (69 kWh) e Ultra Single Engine Extended Range (69 kWh). Seu modelo de entrada promete introduzir o estilo escandinavo e luxuoso da marca para um público mais amplo, com valores que variam de R$ 219.950,00 a R$ 279.950,00.
Veja os quatro modelos e preços do EX30:
-
EX30 Core Single Engine (51kWh)
R$ 219.950,00 -
EX30 Core Single Engine Extended Range (69kWh)
R$ 239.950,00 -
EX30 Ultra Single Engine Extended Range (69kWh)
R$ 279.950,00 -
EX30 Plus Single Engine Extended Range (69kWh)
R$ 264.950,00
EX30 Core Single Engine (51kWh)
R$ 219.950,00