O lançamento de um Tesla de baixo custo é quase certo. O que não é certo é como os rivais sobreviverão ao impacto. Quão receptivos seriam os compradores a um Tesla de US$ 25 mil? E quanto dano isso poderia causar aos concorrentes?
“Será um sucesso. E ai daqueles que tentarem competir com a Tesla”, disse-me Sandy Munro, proprietário da Munro & Associates, cuja histórica carreira na indústria automotiva passa por desmontagens meticulosas de veículos da Tesla. “Será um carro popular porque todos poderão pagar. Como um Volkswagen”, disse ele, referindo-se ao velho Fusca.
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O CEO da Tesla, Elon Musk, que em maio mostrou uma silhueta do novo produto em uma assembleia de acionistas da empresa, disse à época: “só quero enfatizar que estamos na verdade construindo um novo produto. Na verdade, estamos projetando um novo produto, não estamos parados”.
Ivan Drury, diretor de insights da Edmunds, diz que só acreditará quando vir o novo carro.
“Se isso se materializar e os clientes não sentirem que comprometeram todos os outros aspectos da dirigibilidade, incluindo o alcance adequado, isso seria um pequeno milagre”, ponderou.
“Todos querem preços mais baixos, mas as ofertas atuais em toda a indústria deixaram claro que as massas não estão dispostas a comprometer o conteúdo, o espaço interior e o estilo da carroceria”, disse Drury.
*Fui membro fundador da CNET News e editor de hardware da CNET, repórter colaborador de tecnologia do New York Times e repórter e editor do Asian Wall Street Journal Weekly – este último no Japão, onde morei por dez anos.
(Traduzido por Rodrigo Mora).