A montadora norte-americana de carros elétricos Lucid, conhecida pelo sedã de luxo Air, apresentou seu primeiro utilitário esportivo, Gravity, na última quinta-feira (16), levando a startup ao lucrativo segmento em meio à crescente cautela do mercado com desaceleração da demanda por veículos elétricos.
Custando cerca de US$ 80 mil e com autonomia para cerca de 440 milhas (cerca de 710 quilômetros), o Gravity rivaliza com o utilitário R1S, da Rivian, e deve entrar em produção no final do próximo ano.
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Embora o Gravity, com 5,3 metros de comprimento e três fileiras de bancos, venha com uma bateria semelhante à do Air, o veículo foi projetado em uma nova plataforma desde o início, disse o presidente-executivo da Lucid, Peter Rawlinson, à Reuters.
“O Gravity expandirá significativamente nossa oportunidade de mercado e abrirá um mercado total endereçável que é quase três vezes maior e está crescendo”, disse Rawlinson a analistas na semana passada. O veículo apresenta um volante mais quadrado do que redondo e uma tela de cockpit curva de 34 polegadas.
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O sucesso do Gravity, que foi apresentado antes da abertura do Salão do Automóvel de Los Angeles, será crucial para a Lucid. O medo de uma desaceleração na demanda por veículos elétricos devido à inflação e às taxas de juros mais alta está se espalhando pelo setor nos EUA.
Para estimular a demanda, os fabricantes de veículos elétricos aderiram a uma guerra de preços deflagrada este ano pela Tesla. Muitos, incluindo Tesla, Ford e General Motors, adiaram expansões ou acréscimos planejados de capacidade em fábricas de veículos e de baterias.
A Lucid cortou meta de produção para 2023 na semana passada para “alinhar-se melhor com as entregas”.