Mais de quatro anos depois de revelar sua picape distópica e conceitual, a Tesla entregou as dez primeiras unidades da Cybertruck a clientes, com direito a uma cerimônia em sua mega fábrica do Texas, na última quinta-feira (30).
Veja fotos da Tesla Cybertruck:
-
Foto: divulgação Picape pode ter até três motores elétricos e começa em US$ 60 mil
-
Foto: divulgação Tesla Cybertruck
-
Foto: divulgação Tesla Cybertruck chega atrasada quatro anos e mais cara do que previsto
-
Foto: divulgação Tesla Cybertruck
-
Anúncio publicitário -
Foto: divulgação Picape vem equipada com pneus off-road de 35 polegadas
-
Foto: divulgação Tesla Cybertruck
-
Foto: divulgação Caçamba tem capacidade para 2.830 litros
-
Foto: divulgação Tesla Cybertruck
-
Foto: divulgação Caçamba é protegida com uma capa eletricamente deslizante
-
Foto: divulgação Tesla Cybertruck
-
Foto: divulgação “É uma picape incrivelmente útil”, segundo Elon Musk, CEO da Tesla
-
Foto: divulgação “É uma picape incrivelmente útil”, segundo Elon Musk, CEO da Tesla
-
Foto: divulgação Tesla Cybertruck
-
Foto: divulgação Interior minimalista segue receita dos demais modelos da marca
-
Foto: divulgação Tesla Cybertruck
-
Foto: divulgação Tesla Cybertruck
-
Foto: divulgação Picape pode ser equipada com até três motores e chegar aos 100 km/h em 2,6 segundos
-
Foto: divulgação Tesla Cybertruck
Picape pode ter até três motores elétricos e começa em US$ 60 mil
A Cybertruck estreou em novembro de 2019 como uma fera de traços angulares com autonomia, capacidade e preço incomparáveis. Quatro anos depois, o preço disparou e a primeira picape da Tesla não é tão impressionante quanto prometido originalmente.
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida.
Serão três configurações. O modelo básico, de tração traseira, tem um motor elétrico e preço estimado em US$ 60.990 (acima dos US$ 40 mil declarados em 2019). A versão com tração integral vem com dois motores e custará cerca de US$ 80 mil (originalmente US$ 50 mil); a versão topo de linha, chamada de Cyberbeast, é equipada com três motores elétricos e preço na casa dos US$ 100 mil.
A estreia oficial das versões mais caras será no próximo ano, enquanto o modelo básico ficou para 2025. No evento de entrega aos dez primeiros proprietários apenas a Cyberbeast foi revelada. Quando chegar de verdade, a Cybertruck competirá com a Rivian R1T, a Ford F-150 Lightning, a Chevrolet Silverado EV e a Ram 1500 Ramcharger.
O CEO da Tesla, Elon Musk, liderou o evento na frente de seus fãs, analisando as principais estatísticas da Cybertruck. A cerimônia também foi transmitida ao vivo em sua plataforma de mídia social X.
Sua característica mais reconhecível é a carroceria, que a Tesla chama de exoesqueleto. Originalmente era para ser de aço inoxidável laminado a frio, mas na vida real é composta de uma liga personalizada. “Este metal não existia antes”, se gabou Musk durante a apresentação. O efeito é semelhante ao do DeLorean DMC-12, que parece uma prataria com rodas.
Os vidros são blindados. Quando perguntado por que os tornou à prova de balas, Musk retrucou: “Por que não?”.
A montadora atualizou algumas de suas promessas, dizendo agora que a carga útil é de 1.135 kg, não mais 1.590 kg. A caçamba de 2.830 litros é protegida com uma capa eletricamente deslizante. Musk já demonstrou sua resistência ficando em pé sobre o equipamento.
Leia mais:
- Como o “efeito iPhone” vai definir o preço da picape da Tesla
- Fiat dá xeque-mate na VW com Fastback de 185 cv
- Ford lança picape de corrida na terra por R$ 450 mil
Dependendo da configuração, a Cybertruck será capaz de rebocar até 5 toneladas (abaixo da promessa anterior de 6,3 toneladas) e terá um alcance de 400, 515 e 547 quilômetros na versão básica, na Cyberbeast e na de tração integral, respectivamente. A aceleração até os a km/h é feita em 6,5 segundos no modelo com um motor, e de 4,1 segundos e 2,6 segundos nos modelos equipado com dois e três motores.
A suspensão pneumática é ajustável e chega a 43 centímetros do solo. Além disso, a picape tem ângulos de entrada e saída de 35 e 28 graus, respectivamente, além de pneus de 35 polegadas. O peso bruto total é de 3.107 kg. Há também sistema de esterçamento das quatro rodas.
“É uma picape incrivelmente útil”, disse Musk no evento. “Não é um espetáculo grandioso, como eu”, brincou.
Por dentro, a Cybertruck oferece capacidade para até seis pessoas e armazenamento auxiliar sob o banco traseiro. Tal como acontece com outros Teslas, a picape terá uma enorme tela sensível ao toque que controla tudo, desde configurações de áudio até ligar os gigantescos limpadores de para-brisa, que mede 43 cm de canto a canto. Terá sistema steer-by-wire e direção nas quatro rodas. Terá uma arquitetura de 48 volts, uma inovação e um afastamento do sistema habitual de 12 volts.
Espera-se que o Cybertruck ofereça a chamada tecnologia Full Self-Driving da Tesla, presumindo que a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) não o proíba. Isso porque o sistema de direção autônoma da companhia está sob escrutínio após vários incidentes graves.
Uma vez apontada como uma alternativa acessível à Ford F-150 Lightning topo de linha, que atinge a marca de US$ 90 mil, os preços crescentes da Cybertruck a tornam uma compra de luxo de nicho.