Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / ForbesMotors / Com Fastback Abarth, de 185 cv e R$ 160 mil, Fiat dá xeque-mate no VW Nivus

Com Fastback Abarth, de 185 cv e R$ 160 mil, Fiat dá xeque-mate no VW Nivus

Segundo modelo da Abarth no Brasil eleva pressão na rival por versão GTS do Nivus, a quem se assemelha no estilo SUV-cupê

Rodrigo Mora
02/12/2023 Atualizado há 1 ano

Acessibilidade

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Por R$ 159.990, Fastback Abarth aposta na esportividade (relativamente) acessível

Prolífico nos anos 1980 e 1990, o segmento de esportivos nacionais sobrevive hoje do comprometimento de Fiat e Volks em manterem na prateleira um tipo de produto há tempos abandonado por Chevrolet e Ford e, mais recentemente, também pela Renault.

Veja fotos do Fastback Abarth:

  • Fastback Abarth
    Foto: divulgação

    Fastback Abarth

  • Rodas são de 18 polegadas no Fastback Abarth
    Foto: divulgação

    Rodas são de 18 polegadas no Fastback Abarth

  • Nome da marca tem protagonismo na tampa do porta-malas
    Foto: divulgação

    Nome da marca tem protagonismo na tampa do porta-malas

  • Escorpião, marca da Abarth, vem bordado nos bancos dianteiros
    Foto: divulgação

    Escorpião, marca da Abarth, vem bordado nos bancos dianteiros

  • Anúncio publicitário
  • Principal vantagem sobre o Pulse Abarth está no porta-malas de 600 litros
    Foto: divulgação

    Principal vantagem sobre o Pulse Abarth está no porta-malas de 600 litros

  • Fastback Abarth
    Foto: divulgação

    Fastback Abarth

  • Botão "Poison" torna reações do carro mais ariscas
    Foto: divulgação

    Botão “Poison” torna reações do carro mais ariscas

  • Central multimídia tem tela de 10,1 polegadas
    Foto: divulgação

    Central multimídia tem tela de 10,1 polegadas

  • Interior tem detalhes em vermelho para distinguir versão esportiva
    Foto: divulgação

    Interior tem detalhes em vermelho para distinguir versão esportiva

  • Motor 1.3 turbo rende 180/185 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm de torque
    Foto: divulgação

    Motor 1.3 turbo rende 180/185 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm de torque

  • Fastback Abarth
    Foto: divulgação

    Fastback Abarth

  • Fastback Abarth Branco Banchisa
    Foto: divulgação

    Fastback Abarth Branco Banchisa

  • Fastback Abarth Vermelho Montecarlo
    Foto: divulgação

    Fastback Abarth Vermelho Montecarlo

  • Nome da marca tem protagonismo na tampa do porta-malas
    Foto: divulgação

    Nome da marca tem protagonismo na tampa do porta-malas

  • Modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo
    Foto: divulgação

    Modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo

  • Fastback Abarth
    Foto: divulgação

    Fastback Abarth

    Foto: divulgação

    Fastback Abarth

    Com o Fastback Abarth, que acaba de chegar por R$ 159.990, a marca italiana dá um importante passo à frente da concorrência. Não apenas por ampliar a oferta com um modelo que genuinamente estimula os sentidos, mas também pela formatação do Abarth Racer’s Academy, evento itinerante cuja ambição é criar uma comunidade de entusiastas. Exposição guiada e interativa sobre a história da marca criada por Carlo Abarth em 1949 e pilotagem em circuitos estão no programa.

    • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida.

    Carro e evento – que em 2024 promete visitar outras cidades do Brasil depois de estrear no Autódromo Capuava, em Indaiatuba, no interior de São Paulo – são a coroação de um plano iniciado em 2017 por Herlander Zola, Vice-presidente Sênior de Operações Comerciais da Stellantis Brasil e veículos comerciais leves (LCV) para América do Sul, responsável pela comercialização das marcas Fiat, Abarth, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën.

    “Precisávamos criar um meio de a Fiat evoluir em segmentos mais altos e ter presença em nichos que ajudam a criar desejo. Isso poderia acontecer por meio de um portfólio próprio ou por movimentos como esse, de trazer a divisão esportiva da marca”, explica o executivo.

    Paradoxalmente, o impulso para estabelecer a Abarth no Brasil – algo impensável há poucos anos – é justamente a estagnação do mercado nacional, que já chegou a 3,6 milhões de unidades, mas hoje patina para não descer do patamar de 2 milhões.

    “Como a atual situação econômica não permite que a base da pirâmide movimente o mercado de entrada, preciso depender cada vez menos do segmento de carros populares e convencer quem tem um bom poder aquisitivo a pensar em um Fiat. Ou um Abarth, nesse caso”, contextualiza Zola, que já passou por Audi e BMW.

    Leia mais:

    • VW é a primeira marca com certificado de clássicos no Brasil
    • Rampage roda 5.000 km e bate recorde em teste de 24 horas
    • C3 Live Pack, de R$ 93.990, é o automático mais acessível do Brasil

    A receita é a mesma do Pulse Abarth, com quem divide não apenas a plataforma, o motor 1.3 turboflex (185 cv com etanol e 27,5 kgfm de torque) e a transmissão automática de seis marchas, mas também a incoerência do nome, pois mais sentido faria chamá-los Fiat Pulse/Fastback Abarth ou simplesmente Abarth Pulse/Fastback. Talvez seja a primeira vez na história que o nome do carro vem antes do da marca.

    Na ponta do lápis, o segundo carro da Abarth no Brasil é R$ 10 mil mais caro, 31 centímetros mais comprido (4,42 m), 18 quilos mais pesado (1.299 kg), tem 230 litros a mais de porta-malas (600 l) e está calçado em rodas de 18, e não 17 polegadas.

    “Principal diferença entre os dois modelos é funcional. Quem busca pelo Pulse busca um carro menor, enquanto no Fastback há mais praticidade. Acredito e espero que o Fastback evolua mais na direção de buscar clientes de concorrentes, especialmente de sedãs esportivos, do que clientes do Pulse”, avalia Zola.

    Se viesse até o começo do ano, o recado seria para o Virtus GTS. Mas a Volkswagen substituiu a versão da mítica sigla pela Exclusive. Que até mantém o 1.4 turbo de 150 cv, porém oferecendo mais requinte do que esportividade.

    Poderia ser também para o Jetta, mas o sedã médio da Volkswagen tem desempenho (231 cv) e preços (R$ 239.390) superiores.

    Na verdade, o Fastback Abarth é um xeque-mate no Nivus GTS: e aí, vem ou não vem?

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Abarth
    • esportivos
    • Fastback
    • Fiat
    • SUV

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • forbes sono hábitos sucesso
      Carreira

      7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

    Últimas Notícias

    • ganho semanal

      Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

    • Donald Trump

      Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

    • CEO da Bosch

      Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

    • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

    • Café

      Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

    • Getty Images

      Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.