No ano de seu 100º aniversário, a BMW Motorrad entregou 209.257 motos e scooters aos clientes, 3,1% a mais que no ano anterior e o maior volume de vendas já registrado na história da empresa. As regiões da Europa, Ásia e América Latina, em particular, deram uma contribuição significativa para esse marco, com números de vendas recordes.
Alemanha e América do Norte também contribuíram para o resultado recorde com fortes vendas. Segundo a empresa, o diversificado portfólio de produtos e os lançamentos da esportiva M 1000 R e da aventureira R 1300 GS foram determinantes para o sucesso em 2023.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“Com um resultado recorde no nosso ano de centenário, a BMW Motorrad continua a ser a número um do mundo no segmento premium de motocicletas e scooters e demonstra, mais uma vez, a orientação estratégica de sucesso da marca. A nossa liderança de mercado em numerosos segmentos se baseia na liderança em inovação, na nossa gama de produtos altamente atrativa e na força de nossa marca”, avalia Markus Flasch, Head da BMW Motorrad.
Com 26.378 unidades vendidas (+4%), o maior resultado da empresa na América Latina, a BMW Motorrad se consolida como líder regional, tornando a América Latina uma região-chave para a BMW Motorrad, participando com mais de 12% do total das vendas globais. O desempenho geral da BMW Motorrad na região é excelente, uma vez que a marca é líder do segmento no Brasil, na Colômbia, no Chile e no México.
O mercado brasileiro, que também conta com uma fábrica da BMW Motorrad em Manaus, obteve desempenho espetacular, com 14.106 motocicletas (+ 8%). Com esse resultado, pela primeira vez acima de 14 mil unidades, o Brasil se consolida entre os 6 principais mercados do mundo.
Leia mais:
- Moto de R$ 700 mil da Ducati que chegou ao Brasil já esgotada
- Bruno Senna apresenta McLaren de R$ 4 milhões no Brasil
- Stellantis anuncia compra de 70% de dona da DPaschoal
Por sua vez, o México também obteve um crescimento significativo ao vender pela primeira vez 7.088 motocicletas (+ 6,8%) e chegar ao 11º lugar entre os mercados mais importantes do mundo. A Argentina atinge 795 motocicletas BMW Motorrad vendidas em 2023 (+ 22%), reforçando a presença da marca no país.
“Em 2023, uma em cada duas motocicletas premium vendidas na América Latina é BMW Motorrad. Oferecemos motocicletas versáteis, aptas para uso on e off-road, de turismo, heritage, roadster, superesportivas e de mobilidade urbana — incluindo variantes elétricas e que nos permitem chegar a mais clientes. Especialmente com os modelos de 310 cc, podemos levar cada vez mais a experiência BMW Motorrad a novos clientes”, explica Dirk Biehler, Diretor Regional da BMW Motorrad para a América Latina.
Brasil supera recordes com R 1250 GS e novos modelos
Superando o marco de 14.000 motos vendidas pela primeira vez no Brasil, com 14.106 motocicletas (+ 8%), a BMW Motorrad teve seu desempenho impulsionado pela BMW R 1250 GS, com 5.527 unidades vendidas em 2023 (3.099 da versão R 1250 GS Adventure e 2.428 da versão R 1250 GS), consolidando o modelo como líder novamente do segmento de big trails no Brasil.
A S 1000 RR, também líder isolada no segmento de superesportivas no país, foi renovada no primeiro semestre do ano passado e ficou ainda mais tecnológica e potente, o que colaborou para emplacar 1.083 unidades no ano passado.
Último lançamento da BMW Motorrad Brasil em 2023, a novíssima scooter C 400 X chegou em outubro e já soma 232 unidades entregues a clientes em pouco mais de dois meses. O ótimo ano ainda foi coroado com um market share de marca de 25,2% no segmento acima de 500 cc, isto é, uma em cada quatro motos de média e alta cilindrada emplacadas no Brasil é BMW Motorrad.
O ano de 2023 também foi importante para consolidar a produção em Manaus, na única fábrica da BMW Motorrad dedicada à motocicletas BMW fora da Alemanha. Atualmente a planta de Manaus produz 99% do volume de vendas da BMW Motorrad no Brasil. Além disso, em 2023, a planta inaugurou um terceiro prédio e aumentou a área total em 50%, com o objetivo de agilizar a logística e a distribuição das motos. Até 2025, a produção de motos vai aumentar para 19.000 unidades por ano, reforçando ainda mais o papel estratégico do Brasil para a BMW Motorrad em nível global.