A Toyota lançará em alguns anos, globalmente, veículos elétricos com baterias de estado sólido que recarregam mais rápido e têm autonomia maior, disse um executivo da empresa nesta quinta-feira (11), durante uma cúpula de investimentos na Índia.
As baterias de estado sólido prometem melhorar drasticamente a autonomia dos veículos elétricos, um elemento-chave na estratégia da Toyota para recuperar o terreno perdido para a Tesla e rivais chineses, como a BYD, no setor.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida.
No ano passado, a Toyota e a refinaria de petróleo Idemitsu Kosan disseram que se uniriam para desenvolver e produzir em massa baterias de estado sólido, que pretendem comercializar em 2027 e 2028 e que serão seguidas de produção em massa.
Leia mais:
- Cinco carros elétricos acessíveis que chegam a partir de 2024
- BMW remodela sede para produção de elétricos em 2027
- Honda revela planos para nova linha de veículos elétricos
“Vamos lançar nossos veículos elétricos com baterias de estado sólido daqui a alguns anos”, disse Vikram Gulati, diretor da Toyota Kirloskar Motor na Índia. Ele “será um veículo que estará recarregado em 10 minutos e oferecerá autonomia de 1.200 quilômetros e a expectativa de vida será muito boa.”
Sobre os planos da Toyota para baterias de estado sólido na Índia, Gulati disse que a montadora tem várias opções de tecnologia sustentável que variam de acordo com o país, o mercado e as preferências do cliente.
“No momento, para a Índia, o combustível flexível e o etanol podem ser uma opção óbvia imediatamente”, acrescentou.