A Audi do Brasil celebra sua história de 30 anos no país com uma série de ações que homenageiam o passado e antecipam o futuro da mobilidade premium. Entre as novidades exibidas pela marca na última quinta-feira (21), no Parque Mirante, dentro do Allianz Parque (SP); estão seu futuro carro na Fórmula 1, o lançamento do RS 6 Avant Legacy e a primeira exibição do Q6 e-tron prototype em território nacional.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Sua primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import. Em 1994, os primeiros veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui.
Durante a cerimônia, a marca apresentou com exclusividade em solo brasileiro o protótipo do seu carro para a Fórmula 1 a partir de 2026. O propulsor vem sendo desenvolvido nas instalações da Audi Sport em Neuburg, perto de Ingolstadt, ao sul da Alemanha, onde o time de experts da companhia está focado no novo motor feito especialmente para a competição. É a primeira vez em mais de uma década que uma motorização da Fórmula 1 será construída na Alemanha.
Os primeiros testes devem ocorrer em 2025. Recentemente, a marca das quatro argolas anunciou a reestruturação de seu corpo diretivo voltado à Fórmula 1, além da intenção em adquirir 100% do Grupo Sauber, tradicional equipe que vem desenvolvendo e irá fabricar o veículo de corrida em sua sede na cidade de Hinwil, na Suíça. A Sauber também será responsável pelo planejamento e execução das operações da corrida.
Leia mais:
- Audi lança esportivo que esterça rodas traseiras e custa R$ 1,2 mi
- RS 5 combina emoção ao volante, usabilidade e estética refinada
- Novo SUV elétrico da Audi no Brasil custa R$ 834.990; veja fotos
“A entrada da Audi na Fórmula 1 a partir de 2026 espelha o nosso passado, presente e futuro. Uma marca que teve origens nas pistas de competição, chegou ao país pelas mãos do eterno ‘chefe’ Ayrton Senna e atualmente está desenvolvendo uma tecnologia eletrificada capaz de oferecer uma performance sustentável e de ponta para competir na categoria mais renomada do automobilismo global”, afirma Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.
A Audi anunciou também o lançamento no país da RS 6 Avant Legacy, uma série especial desenvolvida com exclusividade para o mercado brasileiro e limitada a apenas 15 unidades da lendária stationwagon “puro-sangue”. O modelo integra a série de lançamentos da fabricante no país neste ano e ganhou novo visual, mais equipamentos e ajustes dinâmicos que reduziram o seu peso total e deixaram o seu desempenho ainda mais esportivo.
Equipado com o consagrado propulsor 4.0 V8 biturbo que desenvolve 630 cavalos de potência, transmissão tiptronic de oito velocidades e sistema de tração integral permanente quattro, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos – 0,2s mais rápido do que o modelo anterior – e atinge a velocidade máxima de 280 km/h. Além disso, há um novo sistema de exaustão para intensificar a experiência sonora. As unidades chegarão ao Brasil ao longo deste ano ao preço sugerido de R$ 1.364.990,00.
“Temos orgulho de perpetuar o nosso DNA das pistas de competição em todo o nosso portfólio de veículos, que oferece opções a todos os gostos e estilos – como aos amantes das stationwagons, segmento que, embora rareando no mercado, oferece uma combinação espetacular de conforto, versatilidade, desempenho e dinâmica de condução. E a série especial RS Avant Legacy conseguiu o que parecia improvável – tornar o consagrado modelo ainda mais divertido ao volante”, comemora Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil.
Recém apresentado na Europa, o Q6 e-tron também foi trazido ao Brasil. Equipado com sistema eléctrico de 800 volts, motores eléctricos e um inovador sistema de gestão de baterias e carregamento, além de uma arquitetura eletrônica completamente nova, o protótipo representa o próximo grande passo na eletrificação e digitalização da gama de modelos da Audi. O veículo terá abertura de pré-venda no segundo semestre de 2024.
A Audi também anunciou uma parceria com a Senna Brands para celebrar os 30 anos do legado de Ayrton Senna.
“É com imensa satisfação que a Audi celebra 30 anos de história no Brasil. Ao longo dessas três décadas, a marca das quatro argolas se consolidou e vem se destacando desde então no cenário automotivo nacional, entendendo cada vez mais as particularidades do nosso mercado, conquistando a confiança e lealdade dos brasileiros, proporcionando uma experiência premium em todas as etapas da jornada dos clientes e oferecendo ao público veículos inovadores, tecnológicos e que apontam para o futuro da mobilidade”, comemora Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil.