Um domingo atípico, porém, emocionante, encerrou o Fórmula 1 LENOVO Grande Prêmio de São Paulo. Os pilotos acordaram cedo para disputar o Qualifying às 7h30, uma vez que o treino havia sido adiado devido às intensas chuvas que marcaram o final da jornada de sábado.
Durante a sessão, no asfalto molhado, uma enxurrada de bandeiras vermelhas interrompeu a pista diversas vezes — cinco ao todo. Ao final, Lando Norris conquistou a pole position, enquanto o líder do campeonato, Max Verstappen, terminou em 17º no grid após sofrer uma punição.
Leia também
Pouco antes da corrida, Lewis Hamilton emocionou o público ao pilotar a icônica McLaren MP4/5B, carro que deu o título a Ayrton Senna em 1990, proporcionando um momento de nostalgia para os fãs. E para fechar o maior evento esportivo anual do Brasil, uma corrida repleta de interrupções e reviravoltas. O desfecho foi a vitória de Verstappen, escalando dezessete posições no grid para chegar ao lugar mais alto do pódio.
Fórmula 1: A Vitrine Global que Impulsiona Negócios e Marcas Brasileiras
Uma etapa de Fórmula 1 é mais que uma corrida: é uma poderosa vitrine de negócios, exposição de marca e relacionamento com o cliente. Com o automobilismo de elite e o grid mais imponente do mundo, torna-se um evento que transcende o esporte e alcança impacto global.
Dessa maneira, o Fórmula 1 LENOVO Grande Prêmio de São Paulo conta com o apoio e patrocínio de grandes marcas, como Porto Bank, Mubadala, American Express, Claro, Raízen, Qore DTVM, entre outras. Por outro lado, algumas empresas brasileiras vêm se destacando pela participação cada vez mais presente em outros eventos do calendário da principal categoria do automobilismo mundial, além de expandirem seus horizontes para o patrocínio de pilotos, equipes e outras categorias.
O Banco BRB, por exemplo, iniciou há quatro anos uma estratégia de apoio crescente ao automobilismo, que já rendeu R$ 1 bilhão à instituição financeira. “Nossa atuação no automobilismo vai desde o kart, a categoria mais básica e iniciante, até a F1, que é o topo dessa cadeia de desenvolvimento do automobilismo”, disse Paulo Henrique Costa, presidente do Banco BRB, em entrevista exclusiva ao portal da Forbes Brasil.
O executivo contou ainda que investir em automobilismo faz parte de um planejamento cujo objetivo inicial era tornar o banco de Brasília conhecido em nível nacional. Hoje, além de patrocinar diversas categorias, como a Stock Car e a Fórmula 4 Brasil, e pilotos, o BRB também apoia a equipe Alpine na Fórmula 1.
“No caso da F1, o patrocínio é na equipe, mas temos um contrato para criar uma academia Alpine BRB, com o objetivo de facilitar essa caminhada para os brasileiros. No apoio a pilotos, estamos presentes em várias categorias, e apoiamos Gabriel Bortoleto, que, na minha opinião, é o próximo brasileiro a chegar na Fórmula 1”, completou. No entanto, a construção de marca e o apoio ao esporte não são os únicos objetivos que levaram o BRB, e certamente outras empresas apoiadoras do automobilismo, a investirem no segmento.
“Atuamos essencialmente em três frentes: a primeira é a valorização da marca; a segunda, a promoção de experiências únicas para os clientes; e a terceira é o ingresso em um círculo de relacionamento institucional com outras grandes empresas, o que termina por gerar grandes negócios”, concluiu Costa.
Outro grande exemplo de marca brasileira presente na Fórmula 1 ao longo de toda a temporada é a Oakberry, gigante no setor de açaí e alimentação saudável. “Eu sempre fui fascinado pelo automobilismo”, afirmou Georgios Frangulis, CEO e fundador da empresa. “Falando de Formula 1, a Oakberry é uma empresa que hoje tem lojas em quase 50 países. No fim do dia é isso, acho que não tem outra plataforma tão importante, que consiga agregar ao mesmo tempo os valores que a F1 agrega e entrega para uma empresa global ou que tenha aspirações globais”, arremata.
Contudo, assim como o Banco BRB, a Oakberry também está presente em outras categorias como a Porsche Cup e a Formula 4 Brasil, através da Oakberry Bassani Racing.
Depois do Brasil, a principal categoria do automobilismo mundial segue para os Estados Unidos, onde será realizada a etapa de Las Vegas, de 21 a 23 de novembro.
Escolhas do editor
Letícia Datena é jornalista de esportes há dez anos, e atua no setor do automobilismo desde 2016. Já foi correspondente internacional dos canais Fox Sports e cobriu alguns dos campeonatos mais importantes do mundo, como o Rally Dakar, Rally dos Sertões, o WRC (World Rally Championship), Fórmula E e hoje é uma das responsáveis pelo departamento de criação de conteúdo da Stock Car.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.