Esta é uma dúvida muito frequente nos pacientes, especialmente os de mais idade: Existe um limite para se realizar um procedimento estético como o transplante capilar?
O fator limitante não é a idade e sim a condição de saúde em que o(a) paciente se encontra. Este é um procedimento de baixíssimo risco, mas que deve ser tratado com a mesma cautela e prudência que outras cirurgias.
Leia mais: “Novo” medicamento para a calvície?
O cirurgião deve solicitar sempre exames pré-operatórios e uma avaliação de risco-cirúrgico. De acordo com a idade e com outras condições que o paciente tenha, como por exemplo asma, hipertensão, diabetes, eventuais pareceres especializados também podem fazer parte desta avaliação.
Ver essa foto no Instagram
Com os exames normais e em boa saúde, a cirurgia pode ser realizada em praticamente todas as idades. Nós já operamos pacientes de mais de 80 anos, sem problemas e os resultados também são excelentes. A cirurgia só não pode ser realizada quando o(a) paciente tem uma condição de saúde que contraindique a realização de
qualquer cirurgia, por exemplo, um paciente com doença cardíaca importante que não justifica o risco, por menor que seja este.
Portanto, não há idade para recuperar os cabelos perdidos e melhorar a autoestima com um dos procedimentos estéticos que mais rejuvenesce.
Márcio Crisóstomo é cirurgião plástico formado no Instituto Ivo Pitanguy, especialista em Transplante Capilar nos Estados Unidos pelo American Board of Hair Restoration Surgery, com pós-graduação em Surgical Leadership pela Harvard Medical School.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.