Proteger nossos filhos é sempre prioridade. Este é o principal conceito da campanha do Instituto Vencer o Câncer, criada pela agência Ogilvy Brasil, sobre a importância da vacina contra o HPV para a proteção das crianças e das próximas gerações contra cinco tipos de câncer.
As mensagens fazem analogia aos hábitos dos pais e mães superprotetores, que exageram em cuidados como na hora de colocar agasalho ou pedir para levar o guarda-chuva, mas que também se preocupam muito com a saúde e o futuro dos filhos e filhas.
Leia mais: O que é a vigilância ativa no câncer de próstata
O HPV (papilomavírus humano) é uma infecção sexualmente transmissível e, como já comentamos neste espaço, é a principal causa de câncer de colo do útero, um dos mais incidentes entre as mulheres brasileiras.
Além disso, é fator de risco para tumores de pênis, vulva, canal anal e orofaringe. A vacina contra o HPV é uma maneira eficaz e segura de evitar essas doenças. A vacinação poderia evitar dezenas de milhares de casos de câncer e de mortes no país.
E, para que a imunização seja mais eficiente, o ideal é que a pessoa não tenha tido contato com o vírus. Por isso, é importante que crianças e adolescentes tomem a vacina. Hoje o Sistema Único de Saúde, o SUS, disponibiliza a imunização contra o HPV gratuitamente para meninas e meninos de 9 a 14 anos, dentro das faixas etárias em que a vacina tem maior eficácia.
Se a imunização não for realizada até o início da vida sexual, ela ainda pode e deve ser feita, entendendo que seu efeito poderá ser menor, já que não tem a capacidade de eliminar uma infecção pelo HPV já contraída.
Deixo aqui o meu convite, então, para que você conheça a campanha no Instagram do Instituto Vencer o Câncer e compartilhe essa informação que protege. Veja o vídeo da campanha clicando aqui.
Fernando Maluf é cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.