Uma resposta imune recém-descoberta dentro do nariz pode explicar por que doenças respiratórias como RSV, Covid, resfriado comum e gripe aumentam no inverno, de acordo com pesquisa publicada hoje (6) no The Journal of Allergy and Clinical Immunology. A descoberta desafia a teoria convencional de que as infecções se espalham porque as pessoas ficam em ambientes fechados e indica maneiras de desenvolver novos tratamentos.
Fatos principais:
Quando atacadas por bactérias, as células do começo nariz liberam uma enxurrada de pequenos sacos cheios de líquido como parte de uma resposta imune projetada para atacar e neutralizar possíveis ameaças, mostra a pesquisa.
Leia mais: Reinfecção por Covid é mais arriscada do que primeira infecção, mostra estudo
Com base em experimentos expondo amostras de células e tecidos nasais a três vírus que causam o resfriado comum – dois rinovírus e um coronavírus (não o responsável pelo Covid-19) – a pesquisa mostrou que o nariz também usa a tática para se defender contra ameaças virais.
Para testar se as condições mais frias afetam essa resposta, os pesquisadores usaram voluntários saudáveis para medir o quanto a temperatura dentro do nariz caiu depois de sair de um ambiente de temperatura ambiente e passar 15 minutos a cerca de 4,4 graus.
Os pesquisadores expuseram as amostras de células nasais a uma queda semelhante na temperatura – cerca de 5 graus – para simular a queda do mundo real.
A resposta imune foi consideravelmente reduzida na temperatura mais baixa, descobriram os pesquisadores, o que, segundo eles, fornece o primeiro mecanismo biológico que explica por que as doenças virais são comuns no inverno.
As descobertas sinalizam possíveis direções para pesquisas futuras, testando a descoberta com outros vírus e em humanos e animais, disseram os pesquisadores, além de desenvolver novos tratamentos, como sprays nasais.
“Descobrimos um novo mecanismo imunológico no nariz que é constantemente bombardeado e mostramos o que compromete essa proteção”, disse um dos autores do estudo, Dr. Mansoor Amiji, professor da Escola de Farmácia da Northeastern University. “A questão agora muda para como podemos explorar esse fenômeno natural e recriar um mecanismo de defesa no nariz e aumentar essa proteção, especialmente nos meses mais frios.”
Leia mais: Renascimento psicodélico traz potencial de US$ 6,8 bilhões em negócios
Embora haja uma conexão clara e óbvia ligando o clima frio e doenças como o resfriado comum, os especialistas ainda não têm clareza sobre o motivo dessa conexão. Dizer que você pode ficar resfriado ao passar frio é simplista. Obviamente, é preciso ter contato com um vírus para ser infectado.
Ao longo dos anos, pesquisadores apontaram vários fatores diferentes para explicar o fenômeno, incluindo o clima mais frio que aproxima as pessoas, vírus que duram mais em condições mais frias e secas e quedas na atividade física e na luz solar durante o inverno. A nova explicação biológica não suplanta nenhuma dessas explicações e é muito improvável que os padrões sazonais tenham uma única causa.
As medidas adotadas para se proteger contra a Covid-19 durante a pandemia atenuaram a gama usual de infecções respiratórias como RSV (vírus sincicial respiratório), resfriado comum e gripe. Muitos deles agora estão voltando e espera-se que colidam com um pico de Covid também. Hospitais pediátricos nos EUA já estão lutando com o aumento do VSR, que é particularmente perigoso para crianças muito pequenas, assim como para idosos.