Será que cabelos podem ser transplantados dentro de cicatrizes? A resposta pode surpreender, mas é afirmativa. As cicatrizes são uma regeneração da pele após lesões como cortes, traumas, queimaduras, infecções, cirurgias, entre outros. Neste processo de cicatrização, se a área contiver pelos, estes podem ser danificados e perdidos definitivamente. Isto fica muito visível em sobrancelhas, couro cabeludo, barba.
O transplante capilar, técnica mais eficaz no tratamento da calvície e que repõe folículos novos coletados um a um do próprio paciente, pode ser utilizado também para o tratamento de cicatrizes em regiões pilosas.
Leia mais: Técnica pode diminuir altura da testa em mulheres
Como as cicatrizes não são um tecido igual à pele normal (são mais duras, com poucos vasos sanguíneos) a dúvida se fios transplantados nascem nestas regiões existe. Porém, eles nascem sim e são um grande aliado para camufla-las.
As cicatrizes, além do ponto de vista estético, trazem consigo um estigma, no caso de doenças, ou lembranças, no caso de cirurgias ou traumas. O tratamento e camuflagem destas traz uma satisfação não somente do ponto de vista cosmético como também do psicológico, amenizando as lembranças visuais do trauma que as gerou.
Márcio Crisóstomo é cirurgião plástico formado no Instituto Ivo Pitanguy, especialista em Transplante Capilar nos Estados Unidos pelo American Board of Hair Restoration Surgery, com pós-graduação em Surgical Leadership pela Harvard Medical School.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.