Nesta semana, celebramos o Dia Internacional da Mulher. Além de homenagear nossas leitoras, gostaria de deixar aqui uma mensagem importante de autocuidado, um pedido de atenção especial à saúde, nesta rotina tão corrida.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), só neste ano, quase 363 mil brasileiras vão receber o diagnóstico de um tumor maligno. Serão mais de 100 mil casos de câncer de pele não melanoma e mais de 73 mil de mama, por exemplo.
Leia mais: Prevenção, rastreamento e tratamento do câncer de intestino
Investir no autocuidado, com medidas simples, pode fazer muita diferença na prevenção destas e de outras neoplasias malignas. Muitas destas orientações já foram listadas em outras oportunidades neste mesmo espaço: não fumar, fazer atividades físicas regularmente, adotar uma alimentação saudável, evitando alimentos ultraprocessados e bebidas adoçadas, reduzir o consumo de álcool e promover a vacinação contra HPV e hepatite.
Sobre a imunização contra o HPV, um lembrete especial: não nos esqueçamos de proteger as meninas entre 9 e 14 anos, preferencialmente, para garantirmos um futuro sem câncer de colo de útero e outros tumores que podem ser causados pela infecção pelo papilomavírus humano.
É fundamental, também, ter segurança na exposição ao sol, com o uso do protetor solar, mesmo nos dias nublados.
E, para garantir o diagnóstico precoce caso o câncer apareça, é muito importante manter os exames de rotina em dia.
A mamografia é indicada a partir dos 40 anos de idade, de acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia e outras entidades médicas internacionais. E, vale lembrar, o autoexame não substitui a mamografia, já que não identifica lesões pré-malignas ou muito pequenas.
No entanto, é um relevante modo de a mulher conhecer melhor o próprio corpo, suas mamas e prestar atenção às possíveis alterações.
Se a mama for densa – ou por solicitação médica, a mamografia deve ser complementada pela ultrassonografia de mamas. E, a partir dos 45 anos, há a recomendação da colonoscopia, para a prevenção do câncer de intestino.
Para detecção do HPV, vírus ligado ao câncer de colo de útero, o Papanicolau é o preventivo mais utilizado e deve ser realizado pelas mulheres anualmente após o início da vida sexual. Pode ser acompanhado por outros exames ginecológicos, que auxiliam o médico ou médica na avaliação clínica.
E, como o autocuidado é um processo integral, esteja atenta a saúde mental e as suas emoções. Divirta-se, faça coisas que te deem prazer, cultive boas relações. O melhor presente nesta data tão importante é estar bem!
Fernando Maluf é cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.