O Instituto Vencer o Câncer lança nesta quinta-feira (28) o livro “Vencer o Câncer Ginecológico”, focado na prevenção, no diagnóstico e no tratamento dos tumores de colo do útero, ovário, endométrio, vulva e vagina.
Este é o é o sexto volume da coleção lançada pelo Instituto em 2014. Nestes quase 10 anos de trajetória, as publicações já destacaram os aspectos gerais da Oncologia e os tumores de mama, de próstata, colorretal e de pulmão, sempre com uma linguagem acessível, voltada ao público leigo.
Leia também:
- Perda de peso e sangramento podem ser sinais de câncer?
- A melhora da microbiota intestinal e o tratamento do câncer
- Como podemos evitar mortes prematuras por câncer de intestino
Ao meu lado, assinam a coordenação do livro os colegas Graziela dal Molin e Henrique Helber. Contamos com um renomado grupo de profissionais de saúde, incluindo oncologistas, ginecologistas, nutrólogos e nutricionistas, para tratar do cuidado integral da paciente.
Como já destacamos aqui recentemente, a cada ano, mais de 30 mil brasileiras recebem o diagnóstico de tumores ginecológicos. São doenças, muitas vezes, de difícil diagnóstico, por não apresentarem sintomas iniciais claros.
Desta forma, precisamos falar mais de prevenção, fatores de risco e de tratamentos inovadores, que possam garantir melhores prognósticos e qualidade de vida à paciente.
O livro Vencer o Câncer Ginecológico conta com 16 capítulos. O último deles destaca as “atitudes pessoais contra o câncer”, um conteúdo que tem estado presente em todas as nossas publicações.
Indicamos ações que podem e devem ser tomadas pelas pacientes durante sua jornada, incentivando a confiança na equipe médica, o conhecimento sobre o tratamento, a importância do apoio de pessoas queridas, a fé e a gratidão.
Como médicos, sabemos que a trajetória de um paciente com câncer pode ser difícil e que as dificuldades devem ser entendidas e respeitadas, com acolhimento e empatia.
Após o lançamento, o livro estará disponível para download no portal do Instituto, em vencerocancer.org.br.
Fernando Maluf é cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.