Na linha de frente da revolução científica e tecnológica, estamos entrando na era da precisão, explorando novos horizontes com equipamentos dermatológicos de ponta. A constante inovação na dermatologia agora se concentra em tratamentos personalizados e precisos para cada tipo de pele. Isso vai além da simples abordagem dermatológica superficial.
Mergulhamos em um mundo em que a tecnologia reflete o apreço pela naturalidade, individualidade e diversidade, fundamentos da concepção contemporânea de beleza. À frente desse avanço inovador, destacam-se os tratamentos a laser – procedimentos em constante evolução –, representando o ápice da precisão tecnológica no cenário atual.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Os tratamentos a laser estão ampliando significativamente o espectro de procedimentos dermatológicos e estéticos. A precisão incomparável e a intensidade ajustável tornam o la- ser uma ferramenta indispensável para uma ampla gama de condições, incluindo rosácea e manchas, tendo como resultados o rejuvenescimento natural e a prevenção de doenças. Tecnologias como o Picoway, da Candela Corporation, e o Youlaser, da Quanta System, exemplificam essa inovação com sua precisão excepcional em tratamentos de pigmentação. Os instrumentos, ao injetarem potência controlada, atendem às complexidades variadas da pigmentação da pele, reconhecendo a importância da diversidade para o êxito e a segurança dos procedimentos.
Equipamentos como o Derma V ou o Lavieen – Laser Thulium destacam-se na precisão ao tratar diferentes texturas e tonalidades de pele. Os lasers também se mostraram eficazes na eliminação de pigmentos cutâneos, na reversão de sinais de envelhecimento e no combate à flacidez, rugas e linhas de expressão. O Youlaser, laser híbrido CO2 da Quanta System, o Morpheus e o NuEra Tight, da Lumenis, representam a linha de frente da tecnologia ao estimular a neocolagênese e a elastina, promovendo uma regeneração completa, em camadas diferentes da pele, desde a profundidade até a superfície, de forma homogênea e intensa, sem danificar o tecido e expor o paciente a riscos desnecessários. Apesar de essas ferramentas entregarem excelentes resultados, as máquinas precisam ser operadas por médicos especialistas e experientes. Hoje a tecnologia também está nas cirurgias, mostrando-se cada dia mais indispensável no ato cirúrgico.
Com a evolução desses equipamentos, a remoção de lesões pigmentadas agora é realizada com uma precisão que minimiza ou quase elimina danos aos tecidos circundantes. Essa abordagem reflete não apenas a capacidade técnica dos lasers modernos, mas também a busca contínua por procedimentos que respeitam a integridade e a singularidade de cada tipo de pele, garantindo resultados seguros e eficazes.
Leia também:
- A pele do Brasil
- Por que o envelhecimento mudou tanto nas últimas décadas?
- Doença crônica, a calvície possui tratamentos avançados
Por tudo isso, a tecnologia a laser consolida-se como a essência do tratamento personalizado, uma resposta robusta à demanda crescente por procedimentos dermatológicos únicos para cada indivíduo. Ela celebra a diversidade, marcando a arte da dermatologia como parte crucial do nosso avanço científico e tecnológico.
Os lasers são fundamentais na dermatologia e na medicina. Costumo dizer aos meus pacientes que essas inovações não só moldam a beleza natural, mas também refletem aspirações de autoestima. Segundo um estudo recente da Global Market Insights, o mercado de dispositivos dermatológicos a laser está em ascensão, evidenciando sua eficácia e crescente popularidade.
Historicamente, os lasers evoluíram de ferramentas genéricas para sistemas avançados, proporcionando tratamentos personalizados. Especialistas apontam essa evolução como um sinal do futuro promissor de tais procedimentos.
As inovações prometem técnicas mais avançadas e menos invasivas, abrindo novas possibilidades na dermatologia. A tecnologia a laser não apenas transforma a pele, mas também fortalece o vínculo entre naturalidade, saúde e beleza, empoderando os indivíduos em suas jornadas de autoestima e bem-estar.
Dra. Letícia Nanci é médica do Hospital Sírio-Libanês, médica responsável pela Clínica Dermatológica Letícia Nanci; membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
Coluna publicada na edição 114 da revista Forbes, em novembro de 2023.