A longevidade começa antes dos 30

Como operadoras de saúde podem reverter a perda de clientes jovens no momento em que bem-estar é ainda mais valorizado

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Luiz Camargo, CEO da Care Plus

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Saúde é a prioridade para 26% da população brasileira, segundo o Instituto DataSenado. Porém, isso não se reflete na adesão aos planos de saúde, especialmente entre os mais jovens. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou dados segundo os quais houve uma queda aproximada de 20% na faixa entre 20 e 29 anos nos últimos 10 anos.

Se a saúde é o que mais preocupa, por que os mais jovens estão deixando os planos? Um dos motivos para essa mudança é a adoção das empresas por modelos de trabalho terceirizado, em que os colaboradores não têm vínculo da CLT e a oferta do benefício é reduzida.

Para reverter a situação, as operadoras precisam rever as estratégias, entendendo que não há uma solução única que funcione para todos, mas um conjunto de ações coordenadas.

Esse foi o caminho adotado pela Care Plus, operadora há mais de 30 anos no mercado. “Pensar a saúde como uma ferramenta para uma vida mais plena é uma necessidade, pois é ela que nos capacita para enfrentar desafios e construir a base do nosso crescimento profissional e pessoal”, afirma o CEO, Luiz Camargo. “A juventude é um período cheio de expectativas e potenciais. É quando temos maior resistência física e refinamos nossa inteligência; começamos a transformar conhecimento em sabedoria. É preciso promover uma cultura em que a promoção à saúde e qualidade de vida são percebidas como valores, e não meras preocupações”, completa o executivo.

Esses valores foram incorporados à estratégia da Care Plus. “Adotamos uma comunicação mais ágil, usando um formato digital com vídeos breves. De abril, quando mudamos, até novembro de 2023, foram quase 43 mil novos seguidores no Instagram. Além disso, lançamos nosso perfil no TikTok em julho de 2023 e já chegamos a mais de 71 mil seguidores”, relata Camargo. Somando o alcance obtido por essas plataformas, a Care Plus chegou a quase 16 milhões de impactados.

A oferta de serviço também foi readequada, especialmente com soluções tecnológicas. Entre elas, o aplicativo de leitura facial, que indica possíveis patologias a partir de uma selfie. Também houve a expansão da telemedicina e a adoção de uma consultora virtual, a Caren.

RESULTADOS DE IMPACTO

Em paralelo aos avanços digitais, a operadora fortaleceu o concierge, que já existia. Trouxe, ainda, serviços de agendamento e coleta de exames e vacinas em casa por meio do app. Mais que comodidade, essas novidades visam à humanização do atendimento – a mesma razão pela qual passaram a usar linguagem inclusiva.

“Estamos alinhados com os jovens. É preciso mudar comportamentos que levam à injustiça social. Só vamos conseguir isso se formos claros e sinceros, trazendo um real senso de pertencimento. Esse público valoriza a autenticidade da comunicação, não empresas ou influenciadores que se mostram incoerentes em suas personas públicas”, explica o CEO.

Os esforços trouxeram resultados impressionantes: a operadora aumentou o número de clientes entre 20 e 24 anos em 66%, e, entre 25 e 29, em 86% de janeiro de 2020 a janeiro de 2023. O NPS (Net Promoter Score) para a faixa etária de 20 a 29 é de 71%, considerado “zona de qualidade”.

O case da Care Plus traz resultados que mostram que, assim como a longevidade individual, a longevidade do setor também está ligada a uma mudança de mentalidade e cultura.

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