O maior órgão do corpo humano é a pele. Seu cuidado merece uma grande atenção. Nós, brasileiros, temos uma preocupação especial com o envelhecimento precoce, com rugas e manchas, mas deixamos a prevenção do câncer muitas vezes de lado durante a exposição ao sol.
Talvez, por isso, os tumores de pele não melanoma sejam os mais incidentes na nossa população. São mais de duzentos mil novos casos por ano, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Os registros de melanomas (tipo mais grave da doença, que apresenta maior potencial de espalhar para qualquer parte do organismo) superam os 8 mil novos casos anuais.
Leia também:
- Como podemos evitar mortes prematuras por câncer de intestino
- A melhora da microbiota intestinal e o tratamento do câncer
- Prevenção do câncer de fígado pode exigir mudanças no estilo de vida
A prevenção, o diagnóstico e o tratamento destes tumores são o tema do livro Vencer o Câncer de Pele e Melanoma, que acaba de ser lançado pelo Instituto Vencer o Câncer.
A publicação, coordenada pelos oncologistas Antonio Buzaid e Veridiana Camargo, pelo dermatologista Elimar Gomes e pelo cirurgião oncológico Eduardo Bertolli, conta com 48 capítulos que destacam os diversos aspectos dos tumores de pele, como a prevenção, diagnóstico, terapias disponíveis, inovações e cuidados gerais.
O conteúdo, organizado em forma de perguntas e respostas, traz a palavra de especialistas de diversas áreas, como cirurgiões, radioterapeutas, patologistas, oftalmologistas e nutricionistas, que abordaram as distintas etapas do cuidado dos pacientes.
“Vencer o Câncer de Pele e Melanoma” está disponível para download gratuito no portal do Instituto Vencer o Câncer.
A prevenção contra o câncer de pele deve ser diária
O fator de risco mais importante para o desenvolvimento dos cânceres de pele é a exposição à radiação ultravioleta (UV), presente nos raios solares e usada nas câmaras de bronzeamento.
Como orientações gerais para prevenção, é recomendável evitar a exposição ao sol entre 9h e 15h, além de usar protetor solar mesmo em dias nublados (pelo menos com FPS 30. Roupas que protegem contra os raios UV, incluindo camisas de manga longa e chapéus de aba larga, também são indicados.
Curta o sol e o verão com proteção e evite o câncer de pele.
Fernando Maluf é cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.