
Quando a Maker’s Mark foi lançada na década de 1950, o bourbon da marca logo se destacou por alguns elementos: a icônica garrafa quadrada com um selo de cera vermelha no gargalo, a grafia de “whisky” sem a letra “e”, em referência à herança escocesa da família fundadora, e por ser um “bourbon de trigo” — utilizando trigo vermelho de inverno como grão aromatizante em vez do tradicional centeio.
O mais novo produto da Maker’s Mark é um uísque de trigo — ou seja, sem milho, um ingrediente essencial para a classificação como bourbon. A bebida leva o nome da Star Hill Farm, a fazenda de 445 hectares que abriga a destilaria da Maker’s Mark, no estado de Kentucky, Estados Unidos.
O local foi escolhido pelos fundadores da marca, Margie e Bill Samuels Sr., em 1953, por sua fonte de água e pela proximidade com produtores de grãos. No rótulo, lê-se: “uísque cultivado localmente, criado para revelar a influência da nossa terra. A natureza como criadora.”
Pensar em terroir é comum na produção de vinhos, e começa a ganhar força também no universo do uísque. A Bruichladdich, destilaria escocesa, fundada em 1881, começou a destilar a bebida a partir de cevada cultivada exclusivamente na ilha de Islay na década de 2010.
No ano passado, a Universidade de Kentucky criou a Estate Whiskey Alliance (EWA), uma coalizão global com o objetivo de promover a produção de uísques produzidos integralmente em propriedades agrícolas, com sete membros fundadores. O Star Hill Farm Whisky foi o primeiro a receber a certificação EWA, já que foi produzido seguindo as normas da organização.
Se a proposta é destacar a fazenda e a qualidade dos grãos utilizados na produção do uísque, é essencial também valorizar o solo. A Maker’s Mark é a primeira destilaria a obter certificação da Regenified, organização que atesta práticas de agricultura regenerativa.
Para receber o reconhecimento, as propriedades devem não apenas cumprir os padrões atuais da agricultura regenerativa — como reduzir a perturbação do solo por meio do uso mínimo de arados e adotar culturas de cobertura que beneficiem o solo —, mas também demonstrar melhorias contínuas em suas práticas.
A Maker’s Mark assumiu o compromisso de converter 404 de hectares de terras agrícolas convencionais para o sistema regenerativo nos próximos três anos. As motivações das empresas para fazer essa transição variam, segundo Salar Shemirani, CEO da Regenified.
“O modelo atual de produção de alimentos simplesmente não é sustentável. E isso não apenas do ponto de vista ambiental, mas também em termos de capacidade produtiva e disponibilidade de terras,” afirma Shemirani. “Outro ponto crítico é que estamos percebendo uma queda acentuada na qualidade das colheitas. A cenoura que minha mãe comia há 20 ou 30 anos tinha 30% mais valor nutricional do que as de hoje. A Maker’s Mark iniciou essa jornada em busca de sabor — e de onde esse sabor realmente vem”.
Shemirani afirma que a Maker’s Mark terá impacto não só sobre os agricultores da sua cadeia de suprimentos, mas também sobre outras destilarias. A Regenified atualmente colabora com duas outras destilarias interessadas em obter a certificação.
“Acredito que algo extraordinário está acontecendo,” ele diz. “Se você tem a competência, agilidade e ambição da Maker’s Mark para conhecer a origem dos seus grãos, você também quer apoiar os agricultores nesse processo.”
Controlar a origem agrícola dos ingredientes usados na produção do destilado tem impacto direto no sabor, explica Rob Samuels, oitava geração de fabricantes de uísque na família e diretor executivo da Maker’s Mark. Ele descreve a criação como uma “jornada de 10 anos para revelar a profundidade do sabor da natureza”, resultando em algo completamente novo vindo da destilaria.
A fórmula tradicional do bourbon da Maker’s Mark inclui 70% de milho, 16% de trigo vermelho de inverno e 14% de cevada maltada. O Star Hill Farm Whisky, por sua vez, mudará a cada ano. O lançamento de 2025 será uma mistura de dois uísques com sete e oito anos de envelhecimento, produzidos com duas composições: uma com 70% de trigo vermelho de inverno macio e 30% de cevada maltada, e outra com 100% de trigo vermelho de inverno macio maltado.
A mistura final resulta em 51% de trigo vermelho de inverno macio, 27% de trigo vermelho de inverno macio maltado e 22% de cevada maltada. Ele será engarrafado na força do barril, com graduação alcoólica de 114,7 proof (57,35%).
O resultado é um uísque bem diferente do tradicional bourbon da Maker’s Mark. Ele não apresenta a doçura característica do milho, mas oferece uma complexidade picante e mais sutil, realçada pela alta graduação alcoólica. O lançamento será por tempo limitado e vendido por US$ 100 (R$ 589 na cotação atual).
O mestre destilador da Maker’s Mark, Dr. Blake Layfield, descreveu o aroma com notas de caramelo amanteigado, uvas-passas douradas e pão de gengibre, enquanto o paladar revela toffee com mel, cerejas cobertas de chocolate e um toque de especiarias de torta de maçã. O final é “suave e convidativo, com nozes-pecã tostadas e canela suave completando a experiência”.