Para muitos especialistas no assunto, não há nada mais datado do que a maneira como as entrevistas de emprego ainda são conduzidas. Ao precisar dos serviços de um mecânico, você irá perguntar sobre suas “maiores fraquezas” ao contratá-lo? Então, por que esse tipo de pergunta é aceitável em uma entrevista de emprego?
A maioria das pessoas passa anos sendo bombardeada com a ideia de que o empregador é poderoso e que aquele em busca de emprego é apenas uma formiguinha, na esperança de falar algo certo e convencer os chefões a lhe darem um cargo.
GALERIA DE FOTOS: Como conduzir uma entrevista de emprego
O que não percebem é que esse arranjo não beneficia nenhum dos dois. Por que você contrataria ou trabalharia para alguém que não consegue pensar fora da caixa e não tem confiança para dizer o que quer?
Veja na galeria de ftos 3 perguntas cretinas que sempre acontecem durante as entrevistas de emprego e 3 boas respostas para elas. Se seu entrevistador rir, pensar sobre o que você disse ou responder com outra questão, você deu sorte. Caso fique ultrajado com a sua “audácia”, fuja dele e da vaga!
-
Com todos estes candidatos talentosos, por que devo lhe contratar? Resposta convencional e ensaiada: Porque sou inteligente, esforçado e gosto de ajudar senhoras com dificuldade a atravessarem a rua.
Resposta coerente com a pergunta: Esta é uma ótima pergunta! Acredito que essa é a razão da entrevista: descobrir o por quê. Eu não conheci os outros candidatos, mas você, sim; além de ser um especialista neste emprego e na cultura da empresa. Com toda a honestidade, não posso lhe dizer por que você deve me contratar seria irresponsável da minha parte dar esse passo. O que posso dizer é que, se estiver no nosso destino trabalharmos juntos, tenho certeza de que daremos um jeito. -
Qual sua maior fraqueza? Visualize o cenário geral
O que te causa quando você vê as tarefas que terá que realizar no seu dia? O quão satisfeito você está com o seu futuro na sua carreira? Pondere seu papel e reaja.
-
Aonde você se enxerga daqui cinco anos? Resposta convencional e ensaiada: Se tiver sorte, trabalhando aqui talvez em um cargo de maior responsabilidade.
Resposta coerente com a pergunta: A vida passa muito rápido e existe tanta incerteza: tenho não fazer muitos planos de longo prazo para que eles não me limitem. Mas, se eu ainda estiver neste planeta, gostaria de fazer aulas de voo e luta livre. E você?
Resposta convencional e ensaiada: Porque sou inteligente, esforçado e gosto de ajudar senhoras com dificuldade a atravessarem a rua.
Resposta coerente com a pergunta: Esta é uma ótima pergunta! Acredito que essa é a razão da entrevista: descobrir o por quê. Eu não conheci os outros candidatos, mas você, sim; além de ser um especialista neste emprego e na cultura da empresa. Com toda a honestidade, não posso lhe dizer por que você deve me contratar seria irresponsável da minha parte dar esse passo. O que posso dizer é que, se estiver no nosso destino trabalharmos juntos, tenho certeza de que daremos um jeito.