Redação
É normal que, ao começar a carreira profissional, jovens não sejam identificados como líderes em seus ambientes de trabalho. Além de estarem em um posto baixo na hierarquia da empresa, a falta de experiência e a insegurança impedem que a liderança se desenvolva.
Isso também vale para quem acabou de entrar na empresa. No entanto, essa situação é reversível, desde que os novos funcionários se dediquem à companhia e estejam dispostos a aprender.
Veja na galeria de fotos dez maneiras de jovens funcionários serem vistos como líderes no trabalho:
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Comece a se preparar antes de começar a trabalhar
Faça trabalho voluntário em instituições sociais ou sem fins lucrativos. É uma boa maneira de começar a desenvolver liderança, porque é feito em grupo e dá inúmeras oportunidades de se envolver em organização de eventos, criação de projetos e mais.
Esse tipo de atividade dá confiança aos jovens quando entrarem no mercado de trabalho, especialmente por desenvolver habilidade de resolver problemas e lidar com diversas situações. -
Faça o dever de casa
A prática é uma ferramenta essencial para aprender a liderar, mas estudar e ler livros sobre desenvolvimento profissional ou liderança também ajuda muito.
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Preste atenção na organização da empresa
Ouça e observe como a equipe recebe novos funcionários. Aprenda quais são as expectativas deles e se não tiver ficado claro, pergunte. É importante saber o que o supervisor espera e como ele é, então, repare no jeito dele, se é mais casual ou formal, o que ele faz no dia a dia, qual a filosofia dele.
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Tenha mente aberta
Seja curioso e sempre absorva novas informações. Evite fazer julgamentos rápidos ou assumir coisas sem saber o que está acontecendo.
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Identifique áreas com as quais pode colaborar
Procure dar novas ideias ou sugestões. É bom que novos funcionários ajam como agentes de mudança dentro da empresa. Mudanças vêm para o bem, por isso, não tenha medo de dar sugestões em áreas que têm potencial para melhorar. Quando ouvir alguém reclamando, pense em uma solução para ajuda-la.
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Ofereça ajuda
Um novo funcionário que se apresenta como alguém que está sempre lá para ajudar é percebido com um papel de liderança mais rapidamente. Procure maneiras de ser útil mesmo que ninguém tenha pedido. Voluntarie-se para tarefas que darão oportunidade de liderar.
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Faça seu trabalho e cumpra as regras
Profissionais jovens, às vezes, se enrolam em tantas tarefas que não conseguem cumprir as mais básicas. Respeite prazos, tente terminar o que precisa antes da data de entrega, se possível. Lembre-se que os primeiros trabalhos na empresa não serão os mais prazerosos, mas é imprescindível que sejam bons. Se uma tarefa básica não é bem feita, dificilmente uma mais complexa será.
Sempre preste atenção às regras e políticas da companhia. Não seja o primeiro o último a chegar nem o primeiro a ir embora, por exemplo. -
Comunique-se com seus colegas
Dedique tempo a conhecer quem trabalha com você, não só como colegas de trabalho, mas como pessoa. Mas não tenha pressa, é um processo demorado.
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Dê crédito a quem merece
Quando precisar de ajuda, peça. Se alguém ajudou a realizar o trabalho e ele for elogiado, mencione quem auxiliou no processo.
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Estabeleça relações com superiores e ache um mentor
Todos querem criar relacionamento com gerentes, supervisores e mentores para serem como eles no futuro. Encontrar alguém visto como dentro da companhia para auxiliar no processo abre portas para novas oportunidades, não tenha medo de pedir.
Comece a se preparar antes de começar a trabalhar
Faça trabalho voluntário em instituições sociais ou sem fins lucrativos. É uma boa maneira de começar a desenvolver liderança, porque é feito em grupo e dá inúmeras oportunidades de se envolver em organização de eventos, criação de projetos e mais.
Esse tipo de atividade dá confiança aos jovens quando entrarem no mercado de trabalho, especialmente por desenvolver habilidade de resolver problemas e lidar com diversas situações.