Há algo errado quando você acorda todos os dias e se irrita só de pensar em ir ao trabalho. Claro, levantar da cama não é divertido para ninguém, mas ter ódio pelo ofício que você exerce todos os dias não faz bem para você, para sua família e para a empresa em que trabalha. No entanto, essa é uma situação que muitas pessoas enfrentam no mundo todo.
LEIA TAMBÉM: 5 dicas para você deixar de sabotar seu desenvolvimento profissional
O que fazer? Não é fácil arrumar emprego quando a situação econômica do país não está favorável e ninguém pode se dar ao luxo de simplesmente deixar o emprego sem ter um novo em vista. Por outro lado, manter-se em um emprego do qual você não gosta não deveria ser uma opção.
CARREIRA: Reclamar do trabalho pode fazer você perder o emprego
Veja na galeria de fotos 10 coisas para se fazer quando você odeia o seu trabalho:
Faça uma rápida autoavaliação
Katherine Brooks, professora daUniversidade Wake Forest, na Carolina do Norte, EUA, diz que o primeiro passo é fazer algumas perguntas a você mesmo. Por que eu odeio o meu trabalho atual? Esse é um sentimento novo ou eu sempre me incomodei? O problema são as pessoas com quem eu trabalho, as tarefas que eu sou designado a fazer, os valores da empresa?
“Tente fazer uma lista dos prós e contras do seu emprego e o que você deseja fazer em seu próximo trabalho”, aconselhaKatherine. Determine se há maneiras de mudar a situação em que se encontra ou se é hora de seguir em frente. “Mas, se possível, não deixe o seu trabalho atual até que você tenha a garantia de uma nova oportunidade.”Descubra se você não está feliz com você ou com o seu trabalho
Depois de fazer uma autoavaliação, determine se as coisas com as quais você não está feliz têm a ver com você ou com o seu trabalho. Por exemplo, “se você decidir mudar de emprego para aliviar tensões, isso pode perseguí-lo também no seu próximo serviço”, explica Debra Benton, consultora de carreira, marketing e mídia. “Se a pessoa não está feliz em seu trabalho porque é infeliz na vida, a solução pode ser procurar alguma ajuda externa ou no próprio escritório.”
Converse com o seu supervisor
Se você não está feliz com o seu cronograma, remuneração ou projetos que realiza, você deveria dizer isso ao seu chefe. “Há caminhos mais fáceis do que imaginamos para melhorar a situação”, indica Katherine.
Não desista imediatamente
Se você tem um trabalho que oferece uma boa compensação e não é insuportável, então, considere seguir nele por enquanto, explica a especialista Deborah Shane. “Lembre-se de que novas oportunidades nem sempre são o que você imaginou que seriam”. E completa: “Antes de desistir do seu emprego atual ou decidir mudar de campo de atuação, pesquise bastante e faça uma preparação que garanta que você esteja informado e qualificado”.
Mas, se você se encontra em uma situação onde o seu trabalho não já não é tolerável ou seguro, deve sair.- Anúncio publicitário
Mude sua atitude
Talvez você teve uma experiência ruim no trabalho que deixou más lembranças. Se isso aconteceu, tente deixar isso para trás. Mantenha uma atitude positiva e foque nos aspectos do seu trabalho que você goste. Se você não conseguir encontrar nenhum, pode ser a hora de considerar seguir em frente.
Seja profissional
Mesmo que você planeje se demitir, mantenha o bom desempenho trabalho. “Dessa forma, quando você decidir sair, terá boas recomendações”, afirmaKatherine Se a sua situação melhorar e você decidir ficar, não haverá constragimentos profissionais. Lembre-se sempre: nunca é uma boa ideia fazer um mau trabalho, independentemente do quanto você está insatisfeito com o seu chefe, função ou ambiente de trabalho.
Defina quais são suas metas de carreira
Descubra onde você gostaria de estar em cinco anos. “Será que a sua atual escolha profissional vai o ajudar a chegar lá?”, pergunta Katherine. “Se não, o que seria? E como você pode se posicionar em relação a isso?” Segundo ela, se você sabe o que quer ser e onde gostaria de estar, isso pode colocar as coisas em perspectiva.
Procure por oportunidades de destaque dentro da empresa
“Comece buscando por oportunidades de participar de comitês, projetos ou iniciativas da sua empresa”, aconselha Deborah. “Ofereça-se pra ajudar alguém que você admira e que poderia lhe orientar e ensinar coisas novas .” Engajar-se em projetos e iniciativas que o façam feliz pode tornar a sua experiência profissional mais agradável.
Não desconte os seus problemas nos outros
Não trate mal seus clientes ou colegas porque você está infeliz no trabalho e, definitivamente, não faça fofoca ou reclame da sua rotina a eles. Não tem problema discutir o seu descontentamento até certo ponto, mas tome cuidado para não passar dos limites.
Mude o seu trabalho sem mudar as empresas
Se você está contente com o seu chefe, mas não com o seu trabalho específico ou supervisor, considere mudar de função dentro da empresa ou alternar sua posição atual para melhor atender suas metas e objetivos. “A elaboração de um trabalho é a arte de repensar a maneira como ele é exercido, de modo que você se torne mais capaz de usar os seus pontos fortes para contribuir plenamente com o local onde trabalha”, finaliza Katherine.
Faça uma rápida autoavaliação
Katherine Brooks, professora daUniversidade Wake Forest, na Carolina do Norte, EUA, diz que o primeiro passo é fazer algumas perguntas a você mesmo. Por que eu odeio o meu trabalho atual? Esse é um sentimento novo ou eu sempre me incomodei? O problema são as pessoas com quem eu trabalho, as tarefas que eu sou designado a fazer, os valores da empresa?
“Tente fazer uma lista dos prós e contras do seu emprego e o que você deseja fazer em seu próximo trabalho”, aconselhaKatherine. Determine se há maneiras de mudar a situação em que se encontra ou se é hora de seguir em frente. “Mas, se possível, não deixe o seu trabalho atual até que você tenha a garantia de uma nova oportunidade.”