Em um mercado competitivo é comum encontrar grandes empresas oscilando suas taxas de crescimento, do negativo ao positivo, em curtos períodos de tempo. No entanto, dependendo de certas estratégias corporativas, é possível fazer com que os níveis crescentes de receita de um negócio predominem cada vez mais.
FOTOS: 7 dicas para se tornar um chefe inesquecível
Como prova de que é possível manter uma companhia com índices cada vez mais lucrativos a partir de atitudes simples, reunimos algumas dicas do CEO da corretora norte-americana de seguros BrightClaim, Howard Rogers, que conseguiu triplicar a taxa de crescimento de sua empresa, de 15% a 55%, em apenas um ano.
CARREIRA: Por dentro da mente de um milionário
FORBES selecionou quatro dicas fundamentais de como ter um negócio lucrativo e bem-sucedido em um curto período de tempo. Veja quais são elas:
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Mantenha a mente aberta e foque no seu consumidor
Para entender o que um consumidor precisa, nada melhor do que perguntar diretamente a ele. Pelo menos é nisso em que acredita Howard, que busca, frequentemente, entrar em contato direto com seus clientes para compreender em quais pontos a sua empresa ainda deixa a desejar. Além disso, ele procura sempre manter a mente aberta para ouvir tudo o que os seus consumidores têm a dizer e tentar surgir com novas ideias e oportunidades de mudança pela conversa.
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Profissionais “autossuficientes” não são a solução
É comum imaginar que se você, como dono ou gerente de uma empresa, contrata apenas profissionais altamente qualificados e experientes na área de seus negócios, esses funcionários não precisarão de tanta orientação em seus trabalhos. No entanto, Howard acredita que, por mais talento e habilidade que esses trabalhadores tenham, eles nunca serão autossuficientes a ponto de não precisarem de suporte na hora de tomar uma decisão.
“Contratar apenas profissionais independentes é um mito. Conforme o negócio vai crescendo, é preciso acompanhar e orientar cada membro de sua equipe para que ele se adapte aos novos sistemas e processos pelos quais a companhia passa” afirma.
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Invista em mudanças e novos profissionais
Aparentemente, Howard é um daqueles chefes que não se importam em correr certos riscos para melhorar os resultados de sua empresa. Segundo o empresário, um líder de negócios deve se esforçar para manter sempre a mente aberta, mesmo que, para isso, seja necessário implementar grandes mudanças entre as equipes e processos de trabalho da corporação.
Howard percebeu, por exemplo, que para atrair seu público-alvo era preciso aproximar os seus funcionários de seus clientes por meio do marketing de conteúdo, a fim de envolver os consumidores e gerar um valor de marca positivo para a empresa e gerar cada vez mais vendas.
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Pratique todas as dicas anteriores em seu cotidiano corporativo
Para resultados melhores e mais rápidos, Howard recomenda, por fim, que os empresários passem a praticar cotidianamente os três conselhos que ele oferece acima. Ou seja, primeiramente, ele sugere que você, como o líder de um negócio, se arrisque mais em novas estratégias que beneficiem seus clientes e consumidores. Em segundo lugar, por mais “autossuficiente” que sua equipe pareça, não deixe de orientá-la sempre que possível. E, por último, invista, frequentemente, em novas estratégias e profissionais qualificados que possam ajudar sua empresa a ganhar força e se destacar entre os concorrentes do mercado.
Mantenha a mente aberta e foque no seu consumidor
Para entender o que um consumidor precisa, nada melhor do que perguntar diretamente a ele. Pelo menos é nisso em que acredita Howard, que busca, frequentemente, entrar em contato direto com seus clientes para compreender em quais pontos a sua empresa ainda deixa a desejar. Além disso, ele procura sempre manter a mente aberta para ouvir tudo o que os seus consumidores têm a dizer e tentar surgir com novas ideias e oportunidades de mudança pela conversa.