Os vários líderes mundiais que chegaram a Paris para a Cúpula do Clima, promovida pela ONU, foram recebidos com centenas de paródias de cartazes publicitários. Neles, ativistas ironizam o que consideram interesses sociais indevidos. O grupo Brandalism, do Reino Unido, tomou mais de 600 espaços de propaganda em pontos de ônibus e esquinas ao redor da cidade. Os anúncios satíricos eram quase idênticos aos originais.
Os alvos da campanha incluem as empresas patrocinadoras da conferência, como Volkswagen, Air France e Exxon Mobil. Da mesma forma, vários representantes políticos, como o presidente dos EUA, Barack Obama, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a chanceler alemã, Angela Merkel. De acordo com uma declaração do grupo que promoveu os falsos anúncios, eles buscam “destacar a forte ligação entre publicidade, o consumismo e a dependência de combustíveis fósseis e as alterações climáticas”.
VEJA TAMBÉM: Livraria chamada Isis é atacada cinco vezes nos Estados Unidos
Veja na galeria de fotos alguns exemplos de intervenção feitas pelo grupo:
Volkswagen
“Lamentamos que tenha sido pego”, diz a paródia de anúncio Volkswagen, fazendo referência ao recente escândalo de emissões de diesel da montadora, conhecido como Dieselgate. O design dele imita o original. Até mesmo as fontes utilizadas foram escolhidas para que realmente pareça uma obra original da VW.
ExxonMobil
Sobre os relatos de que a gigante do petróleo, a norte-americana ExxonMobil tem conhecimento sobre o papel do combustível na mudança do clima mundial ao longo de décadas e paga qualquer preço para refutar investigações sobre: “Nós sabíamos sobre o impacto dos combustíveis fósseis, mas negamos publicamente”.
Barack Obama
Uma das publicidades retrata o presidente dos Estados Unidos nadando em alto mar com sua filha, enquanto, ao fundo, uma plataforma de petróleo está em chamas.
David Cameron
Vestido com um uniforme de motoristas de carros de corrida, o primeiro-ministro do Reino Unido aparece coberto por logotipos de patrocinadores corporativos.
- Anúncio publicitário
Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento
Com referência ao acordo (TTIP na sigla em inglês), um tratado entre os Estados Unidos da América e a União Europeia, Brandalism diz “hora de dormir para a democracia”.
Como desenho animado
O cartaz, que usa a figura de um desenho animado para uma montagem, diz: “algumas pessoas se importam demais, eu acho que o nome disso é amor”.
Volkswagen
“Lamentamos que tenha sido pego”, diz a paródia de anúncio Volkswagen, fazendo referência ao recente escândalo de emissões de diesel da montadora, conhecido como Dieselgate. O design dele imita o original. Até mesmo as fontes utilizadas foram escolhidas para que realmente pareça uma obra original da VW.