O ano de 2016 promete ser daqueles de dar água na boca. Há menus tão diversos em lugares tão inusitados que as refeições realmente deverão ser, no mínimo, surpreendentes.
VEJA MAIS: Conheça o chocolate mais caro do mundo
Formigas e carne de cangurus estão no menu do Noma Pop-Up, em Sydney, por exemplo. A culinária do Equador também está, com excelência, presente no Raymi, em Nova York. Quanto aos clássicos, Dubai tem arrasado na culinária francesa. Todos valem a visita.
E MAIS: As 10 melhores dietas para 2016
A fim de sair da normalidade e provar sabores novos por olhares diferentes, veja na galeria de fotos abaixo 10 restaurantes ao redor do mundo, segundo a CNN, com diferentes inspirações e preços que cabem no bolso:
-
Osteria Oggi
Onde? Adelaide, Austrália
Adelaide pode não ser a sua cidade de destino assim que chegar à Austrália. Mas, com certeza, depois de conhecer a Osteria Oggi, você vai mudar o roteiro.
Inaugurado em setembro de 2015, o restaurante tem como principal prato a massa frasca. Mas o uso de tripas, línguas e vitelas também destacam as essências mais terrosas, sempre acompanhadas de vinhos das vinícolas próximas: McLaren Vale e Barossa. -
Macau
Onde? Macau, China
A cidade de Macau é quase sinônimo de diversidade e estilo. O restaurante, portanto, faz jus a isso. Além de estar na capital do entretenimento chinês, tem grandes nomes de chefs da região.
O sushi-bar conta com peixes frescos trazidos diariamente do famoso mercado Tsukiji, em Tóquio. A famosa robata do local é preparada com uma técnica que já tem 110 anos.
-
Coya
Onde? Dubai, Emirados Árabes Unidos
A cozinha peruana permanece em expansão e Dubai não é exceção. Inaugurado em 2015, Coya já provou ser um grande sucesso com a unidade que tem em Londres.
Com herança inca e estilo latino-americano, o bar, além de elegante, serve maravilhosos coquetéis. Mas não é necessário dizer que os ceviches são famosíssimos e funcionam como atrativo especial. Principalmente, o que tem como ingrediente coração de boi molho picante.
-
Frenchie
Onde? Londres, Inglaterra
Jamie Oliver não é quem comanda a cozinha, mas deu o nome do restaurante quando apelidou de Frenchie o colega Gregory Marchand, chef do estabelecimento.
Com uma unidade bem conceituada no bairro Les Halles, na França, Marchand se arrisca com seus clássicos peixes defumados e charcutaria.
-
Anúncio publicitário -
Made Nice
Onde? Nova York, Estados Unidos
Daniel Humm e Will Guidara não precisam de muita introdução, por conta de suas três estrelas Michelin. O Made Nice, previsto para estrear neste primeiro trimestre, promete refeições baseadas em legumes e proteínas por apenas – acredite – US$ 15 por pessoa.
Esta pode ser uma aposta lendária. Assim como é o serviço do restaurante Eleven Madison Park, sucesso entre clientes e críticos.
-
Urban Grill
Onde? Accra, Gana
A nova churrascaria tende a ser a melhor de Gana, graças à carne servida com milho cozido sobre carvão vegetal. Mas o menu tem grande influência da origem latina do chef Andrew DiCataldo.
É de surpreender a abundância de variações entre ceviches, barrigas de porco, peixes com crostas de bananas e sobremesas. Os lanches ao fim de tarde também são destaque.
-
El Informal
Onde? Barcelona, Espanha
Marc Gascons, renomado chef Michelin, promete novas interpretações da culinária mediterrânea e da cozinha catalã. Nhoque com mel acompanhado por trufas negras e cabritos grelhados em óleo de infusão de ervas estão inclusos no cardápio e fazem parte do jantar principal, que deve acontecer no terraço do ambiente.
-
Maison 1888
Onde? Danang, Vietnan
Além de não faltar sabores na cozinha vietnamita, o ambiente composto no restaurante também não deixa a desejar. O chef Michel Roux assumiu, em 2015, o restaurante do então lendário Pierre Gagnaire. O Maison 1888 serve cozinha francesa clássica com toque contemporâneo. Ingredientes locais são adaptados às receitas e dão o toque especial no menu.
-
Cozinha Artagão
Onde? Rio de Janeiro, Brasil
A menos de 200 dias para os Jogos Olímpicos, os olhos estão mais que voltados ao Rio de Janeiro. O restaurante não só tem foco nas feijoadas, caipirinhas e churrasco, mas o chef Pedro de Artagão, dono de vários outros restaurantes da cidade, incrementa seu menu com rosbifes, queijo gorgonzola, massas e nhoques de mandioca, além do bolo de chocolate que certamente está ligado ao status legendário do chef.
-
Le Bon Saint Pourcain
Onde? Paris, França
Sob a sombra da famosa Igreja Saint Germain, o chef David Lanher acaba de inaugurar um bistrô típico parisiense, descontraído e aconchegante. Le Bon Saint Pourcain ganhou grandes admiradores, locais ou não, tudo por conta de sua inovação.
Osteria Oggi
Onde? Adelaide, Austrália
Adelaide pode não ser a sua cidade de destino assim que chegar à Austrália. Mas, com certeza, depois de conhecer a Osteria Oggi, você vai mudar o roteiro.
Inaugurado em setembro de 2015, o restaurante tem como principal prato a massa frasca. Mas o uso de tripas, línguas e vitelas também destacam as essências mais terrosas, sempre acompanhadas de vinhos das vinícolas próximas: McLaren Vale e Barossa.