Para muitos entre os 20 e 30 anos, um dos principais objetivos para 2016 é crescer no mercado de trabalho. Nem sempre esse alcance pode depende apenas do esforço, mas também das oportunidades existentes – essa foi uma das conclusões da Pesquisa Anual do Fórum Econômico Mundial, em que mais de 1000 jovens da geração Y, de 125 diferentes países participaram.
LEIA MAIS: 3 coisas que todo pequeno negócio deve fazer para ter sucesso neste ano
Ao crescimento, é necessário dar um passo para trás afim de enxergar as oportunidades que a carreira tem a oferecer. Em outras palavras, se o objetivo do novo ano é aprender novas habilidades, primeiro é preciso saber por onde. Em uma conversa com FORBES, Andrew Likierman, reitor da London Business School, formulou dicas para aqueles que sonham em ser líderes globais e as baseou em suas fascinantes experiências pessoais. Veja na galeria de fotos:
-
Faça escolhas flexíveis
“Em primeiro lugar, certifique-se de que suas escolhas lhe possibilitem possíveis mudanças. Eu estudei política, filosofia e economia na faculdade e ainda estava determinado a obter uma qualificação adicional: contabilidade. Hoje em dia, eu recomendaria às pessoas um MBA. A quem tem uma formação deste nível, indica as diferentes coisas que a pessoa se propõe a fazer e faz com excelência.”
-
Saiba que nem sempre as coisas dão certo
“Como segunda principal dica, digo: saiba que nem tudo sempre funciona. Quando eu dei início à minha carreira, um dos maiores choques do mercado petroleiro balançou fortemente a economia. Foi então que eu soube que os grandalhões também podem cair – e até mesmo despencar. Por conta da exposição, minhas economias pessoais também foram afetadas. Mas foi uma boa aprendizagem. Todo mundo precisa de uma crise financeira para saber que os ciclos da vida existem e são essenciais. Durante os últimos 250 anos eles acontecem e não é agora que terão fim.”
-
Conheça outras culturas ao máximo
“Terceiro ponto importantíssimo: absorva o máximo que puder de outras culturas. Cada detalhe delas lhe ajudará na movimentação entre os mais diferentes setores de cada país. Tenha uma mente aberta! Quando eu era jovem, passei por uma fábrica têxtil alemã. E foi uma das experiências mais fantásticas. Lá, eu aprendi sobre como as pessoas de culturas diversas são diferentes, pensam diferente e tem relações diferentes. É um mundo extremamente interessante.”
-
Compreenda a importância da comunicação
“Finalmente, você deve compreender o quão essencial é saber se comunicar. Você pode ter ideias brilhantes. Mas simplesmente não pode fazer nada com elas se não souber explica-las a quem vai executar. No início de minha carreira, enquanto eu era um contabilista, vi que algumas pessoas realmente eram melhores do que eu em muitas funções, mas não sabiam se expressar. Elas ficaram para trás. Esse é um dos principais benefícios da London Business School: aqui, você pode não ir bem nas apresentações. Mas o que aprender, sem dúvida será exposto no primeiro encontro que tiver com o cliente. E isso é crucial.”
Faça escolhas flexíveis
“Em primeiro lugar, certifique-se de que suas escolhas lhe possibilitem possíveis mudanças. Eu estudei política, filosofia e economia na faculdade e ainda estava determinado a obter uma qualificação adicional: contabilidade. Hoje em dia, eu recomendaria às pessoas um MBA. A quem tem uma formação deste nível, indica as diferentes coisas que a pessoa se propõe a fazer e faz com excelência.”