A Suíça é um dos mais bonitos países do mundo. Conhecida por seus relógios, chocolates, canivetes e outros artigos de luxo, a pequena nação no centro da Europa oferece belas paisagens entre alpes e lagos. E o melhor é que dá para curtir isso tudo de trem, ônibus e barco com a melhor infraestrutura possível.
TURISMO: Novos hotéis cinco estrelas do Guia de Viagens da FORBES
O país tem 27.000 km de linhas de trem, ônibus e barco. Os trajetos, conhecidos mundialmente, destacam-se não pela excelente mobilidade, mas pelas paisagens que tornam as viagens verdadeiros passeios turísticos. São mais de 150 empresas que fazem diferentes rotas panorâmicas.
VEJA TAMBÉM: 8 lugares para curtir na cidade de Praga
Para os turistas, o sistema do país oferece uma série de facilidades. Há pacotes para todos os gostos: o Swiss Travel Pass oferece acesso ilimitado aos três meios de transporte, pode variar entre 210 e 704 francos suíços (R$ 840 a R$ 2.800), dependendo do número de dias e da classe; o Swiss Travel Pass Flex segue a mesma lógica, mas o viajante escolhe os dias em que pretende usar; e o Swiss Half Fare Card, que oferece desconto nos pacotes para quem pretende ficar mais tempo no país.
RANKING: 5 cidades mais caras do mundo
Há oito tipos de rota que ligam todo o país. Entre elas, há passeios de luxo, temáticos, rotas panorâmicas com vistas belíssimas… Veja na galeria de fotos mais detalhes sobre os trajetos e as paisagens da Suíça:
Trajeto Glacier Express
O mais lento trem rápido do mundo liga Zermatt, no sudoeste, à elegante St. Moritz, no sudeste do país em um passeio que passa por 91 túneis, 291 pontes e 15 cidades.
Trajeto Glacier Express
Distância: 294 km
Duração: 8h03
Trajeto Bernina Express
Este passeio pela região dos alpes vai além dos limites da Suíça. O trem sai de St. Moritz e, pelo Passo Bernina, chega ao belíssimo vale Valtellina, na Itália. São dez cidades ao todo, das quais três são italianas, até chegar a Lugano, um dos pontos mais ao sul do país alpino.
Trajeto Bernina Express
Distância: 154 km
Duração: 6h42
- Anúncio publicitário
Trajeto Palm Express
Trem, no entanto, não é a única opção oferecida para quem quer ir de St. Moritz a Lugano. Um ônibus amarelo faz a mesma ligação por caminhos diferentes, mas com paisagens igualmente lindas: sai da cidade suíça, atravessa a Engadina e o vale Bregaglia até chegar à região do Lago de Como, na Itália. Ao todo, são oito cidades e vilarejos.
Trajeto Palm Express
Distância: 133 km
Duração: 4h10
Trajeto Wilhelm Tell Express
Um trem panorâmico sai de Lugano e passa por sete cidades até chegar a Flüelen, à beira do lago dos Quatro Cantões. Lá, um clássico barco a vapor leva os visitantes por três destinos belíssimos pelas águas suíças até Lucerna.
Trajeto Wilhelm Tell Express
Distância: 182 km
Duração: 5h21
Trajeto Lucerna-Zurique
Mais curto que a maioria, um trem deixa a elegante Lucerna rumo à capital econômica da Suíça. São cinco cidades ao todo, com passagem pelos belíssimos lagos Rotsee, onde é sediado o campeonato anual de remo, e Zug.
Trajeto Lucerna-Zurique
Distância: 57 km
Duração: 46 min
Trajeto Zurique-St. Gallen
À caminho da graciosa St. Gallen, o trem passa por algumas das mais belas paisagens do país. Entre Neuhausen e Schaffhausen, a ferrovia passa pelas Cataratas do Reno, a maior queda de água da Europa.
Trajeto Zurique-St. Gallen
Distância: 133 km
Duração: 2h50
Trajeto Voralpen-Express
Ao sair de St. Gallen, o trem passa pelo Viaduto do Sitter, mais alta ponte ferroviária da Suíça, com 99 m. O trajeto passa pelos mais belos lugares do interior do país, como Churfirsten, até chegar a Lucerna.
Trajeto Voralpen-Express
Distância: 126 km
Duração: 2h15
Trajeto GoldenPass Line
Com saída de Lucerna, à beira do Lago dos Quatro Cantões, o trajeto passo por outros belíssimos lagos, como Brienz, Thun e Genebra, ao longo de 12 cidades e vilarejos até chegar à famosa e cultural Montreux.
Trajeto GoldenPass Line
Distância: 191 km
Duração: 5h08
Trajeto Montreux-Zermatt
O trem deixa a Riviera Suíça rumo ao Valais. Pelo caminho, as paisagens oferecem castelos, lagos, vinhedos e muitas montanhas. Na região de Martigny, não deixe de parar para o passeio a Chamonix, na França, com o Mont-Blanc Express.
Trajeto Montreux-Zermatt
Distância: 148 km
Duração: 2h30
Rotas Temáticas
Trem do Chocolate Suíço
Sai de Montreux, na Riviera Suíça, passa por Gruyères, lar do famoso queijo Gruyère, e acaba em Broc, onde fica a fábrica de chocolates da Cailler-Nestlé. É possível escolher a primeira classe de um vagão Pullman, de um modelo de 1915, ou do moderno vagão panorâmico com vistas deslumbrantes de Montreux e da medieval Gruyères.
Rotas Temáticas
Trem do Queijo
Inaugurada em 2013, o trajeto busca explorar a origem do tradicional produto suíço. Os passageiros descobrem tudo sobre a fabricação e o sabor do queijo. Ele circula entre Montreux e Château-d’Oex, na região do Lago de Genebra.
Além disso, ainda há a visita ao museu Vieux Pays-d’Enhaut, de tradições populares da Suíça, e ao restaurante Le Chalet, com queijaria de demonstração integrada e, em seguida, degustação de uma fondue preparada com queijo biológico.
Rotas Temáticas
Kambly Roundtrip
Esta viagem de um dia visita os lugares mais bonitos no coração da Suíça, com montanhas banhadas de neve, lagos de água cristalina e campos verdes para encher os olhos. O trajeto passa por algumas das cidades mais belas do país, como Lucerne e a capital Berna, ponto de saída e retorno.
Serviço
O site Grand Train Tour of Switzerland oferece mais informações, com infográficos interativos e opções de compra de pacotes. Tudo em português.
Trajeto Glacier Express
O mais lento trem rápido do mundo liga Zermatt, no sudoeste, à elegante St. Moritz, no sudeste do país em um passeio que passa por 91 túneis, 291 pontes e 15 cidades.