Samantha Wills é uma jovem empresária e design de joias australiana. Há 12 anos, ela saiu de sua pequena cidade natal, Port Macquarie, para tentar a vida em Sidney, uma jornada nada fácil para alguém de 20 anos que sonhava em abrir o próprio negócio.
Ao longo dos meses em que lutou para abrir sua loja, ela contraiu uma dívida de US$ 80 mil com o governo australiano. Quitou-a aos 24 e fez seu primeiro milhão aos 26.
VEJA MAIS: 5 mulheres que ficaram milionárias depois dos 40
Hoje, aos 34 anos, Samantha controla um negócio de US$ 10 milhões, baseado em Nova York e com times no Japão e na França.
A empresária começou seu comércio antes da era do Facebook e do Instagram. Sua marca de joias veio do total anonimato, em uma época em que não existia e-commerce.
As primeiras vendas foram feitas a pé, em uma praia chamada Bondi, em 2004. Durante quatro anos, ela investiu tudo o que ganhava para comprar e montar outros colares, anéis e brincos.
E AINDA: Mulheres controlam apenas 30% da riqueza mundial, aponta estudo
Sua marca só ganhou holofotes internacionais quando estrelas de Hollywood e da música, como Eva Mendes, Rihanna e Drew Barrymore, usaram suas peças no tapete vermelho. Algumas joias, inclusive, apareceram no segundo filme de “Sex & The City”, de 2010. Foi nessa época que Samantha decidiu levar seus negócios para os Estados Unidos.
“Precisei de menos de 12 anos para alcançar o sucesso”, disse ela, durante o lançamento da Fundação Samantha Wills, uma instituição que incentiva mulheres a terem seu próprio negócio.
RANKING: As bilionárias mais poderosas de 2016
“Não há glamour. Há ansiedade, nervosismo e barreiras invisíveis que precisamos passar todos os dias”, disse. “Precisamos nos ajudar a vencer nesse mundo ainda tão masculino do empreendedorismo.”
A empresária diz que o principal ingrediente para o sucesso é a paciência. Veja essa e outras dicas da australiana na galeria de fotos:
Espere o inesperado
Samantha diz que planos são importantes, mas saber improvisar é fundamental. “Nem sempre as coisas saem como queremos. Empresárias precisam saber se adaptar.”
Conheça suas fraquezas
Um negócio sempre tem seu ponto fraco. É preciso conhecê-lo e construir meios de amenizá-lo.
Tenha o seu time dos sonhos
Pessoas confiáveis e profissionais são a chave para um negócio de sucesso. “Não dá para fazer tudo sozinha, precisamos de uma equipe capaz de entender as necessidades do negócio”, diz Samantha.
Propague seu negócio
Não adianta ter uma grande ideia se ela não for mostrada ao mundo. Propague o seu negócio pelas redes, no boca a boca e em todos os lugares que puder.
Espere o inesperado
Samantha diz que planos são importantes, mas saber improvisar é fundamental. “Nem sempre as coisas saem como queremos. Empresárias precisam saber se adaptar.”