Quais são os maiores erros que empreendedores cometem quando tentam levantar dinheiro ao criar um negócio? Quando se trata de captação de recursos, há várias opiniões divergentes sobre o que se deve e o que não se deve fazer. Para ajudar pessoas que pretendem abrir uma empresa, separamos dicas que podem ser úteis.
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As quatro perguntas abaixo devem ser respondidas de maneira breve e direta. Se estiver pronto para abrir um negócio, terá respondido tudo em menos de quinze minutos.
Veja na galeria as 4 perguntas que todo empreendedor deve se fazer para ser bem-sucedido:
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Quanta força você tem?
Se você está fundando uma empresa, é ideal que tenha em vista um crescimento de, no mínimo, 30% em uma área que importa (lucro, usuários, etc.). Se você não tem força, você precisa (1) perceber melhor o tamanho da sua empresa; (2) mostrar que você e seu time estão comprometidos e se desenvolvendo rápido. É um erro tentar esconder sua falta de força. Um investidor inteligente irá ver através dessa fachada e sua conversa perderá energia e claridade.
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Quão grande é o seu mercado?
De novo, só se erra quando não se tem uma comunicação clara e concisa. Dessa vez, vamos tomar como exemplo a Chegg, uma empresa de aluguel de livros didáticos. Uma resposta boa seria: “Somos a Chegg e alugamos livros, 20 milhões de alunos gastam US$ 30 bilhões por ano em livros didáticos. Se as pessoas os alugassem por apenas um terço de seus preços de venda, precisaríamos que apenas 10% do mercado aceitasse a nossa ideia para gerar US$ 1 bilhão em lucro”. Uma resposta ruim seria: “O mercado de RH vale US$ 500 bilhões e está falido”
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O que a sua companhia faz?
A resposta deve ser simples e direta. Assuma que a sua audiência não sabe de absolutamente nada. Tome o Airbnb como exemplo: Uma resposta boa seria “Somos o Airbnb e permitimos que você disponibilize o espaço extra da sua casa para aluguel”, enquanto uma resposta ruim seria: “Somos o Airbnb e vendemos espaço extra”.
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Como você ganhará dinheiro?
Nunca fuja dessa pergunta. Apenas a responda e siga em frente. Se você consegue fazer propagandas, diga. Se você sabe fazer jogos, diga. Se sua hipótese é que você terá um ótimo efeito de networking e vai monetizar seu trabalho, diga. O único erro que pode ser cometido é você falar várias coisas e não dizer nada. Isso mostra que você não tem ideia do que está dizendo.
Quanta força você tem?
Se você está fundando uma empresa, é ideal que tenha em vista um crescimento de, no mínimo, 30% em uma área que importa (lucro, usuários, etc.). Se você não tem força, você precisa (1) perceber melhor o tamanho da sua empresa; (2) mostrar que você e seu time estão comprometidos e se desenvolvendo rápido. É um erro tentar esconder sua falta de força. Um investidor inteligente irá ver através dessa fachada e sua conversa perderá energia e claridade.