
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), faleceu aos 77 anos nesta quarta-feira (26). A notícia foi confirmada pela prefeitura da cidade, que lamentou a morte do prefeito. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os cidadãos belo-horizontinos que perdem não apenas um líder, mas um exemplo de ser humano. A cidade se despede com gratidão e reverência”, publicou a prefeitura em nota oficial.
Na terça, às 22h (horário de Brasília), Noman sofreu uma parada cardiorrespiratória, foi reanimado pela equipe médica, mas respirava com a ajuda de aparelhos. O quadro culminou em uma insuficiência renal aguda e em um choque cardiogênico — quando o sangue não é mais bombeado para outros órgãos. Ele estava internado desde o dia 3 de janeiro, poucos dias após tomar posse para seu segundo mandato.
Em julho de 2024, foi diagnosticado com um câncer no sistema linfático, um linfoma não Hodkin, ainda durante a campanha. Diante do quadro, o prefeito de BH foi submetido a uma cirurgia e seguiu tratando a doença, que fragilizou a sua saúde, levando a novas internações. Noman deixa a esposa Mônica Drummond, com quem foi casado por 51 anos, dois filhos e quatro netos.
Formado em economia, Noman foi secretário do governo de Minas Gerais e foi reeleito em 2024, derrotando Bruno Engler (PL) no segundo turno, com 53,73%. Desde 2022, o prefeito estava à frente de Belo Horizonte. Na ocasião, ele tomou posse, após a renúncia de Alexandre Kalil (Republicanos) para concorrer ao governo de Minas Gerais.
Noman dedicou 55 anos de sua vida ao funcionalismo público, ocupando cargos no governo federal e estadual (Minas Gerais), além de instituições como Banco do Brasil e BrasilPrev.
Vice assumirá prefeitura de BH
Álvaro Damião (União Brasil) é quem deve assumir o posto do então prefeito. De forma interina, ele já ocupava o cargo desde a posse de Noman. Damião é jornalista e trabalhou na Rádio Itatiaia por 25 anos como repórter. Desde 2016, focou em sua carreira na política como vereador. Em sua rede social, o política lamentou o falecimento do prefeito.
“Que sigamos seus ensinamentos e possamos cumprir os seus compromissos de fazer de nossa cidade um lugar cada vez melhor de se viver. Não vai ser fácil. Mas honrar o nome do Fuad é um ideal que jamais abrirei mão”, publicou.