
De pé, da esquerda para a direita: Mayara Bastos, gerente de operações B2C; Bárbara Caroline, coordenadora de conteúdo social; Matheus Tedesco, gerente de operações B2B, e Fernanda Lagrotta, diretora de marketing. Sentados, a partir da esquerda: André de Souza, gerente financeiro; João Salvatori, CEO; Marcelo Lopes, CFO, e Omar Selem, diretor de parcerias e expansão
Manter uma frota de veículos sempre limpa é um desafio constante para as empresas. Fazer isso de uma maneira sustentável, economizando água e seguindo os padrões ESG é o problema que a Wash Me se propõe a resolver. A start up de lavagem ecológica nasceu em julho de 2019 e desde então já economizou 3 milhões de litros d’água e teve crescimento de 1000% em seu faturamento em dois anos consecutivos. Apenas em novembro de 2021, a empresa de 50 funcionários próprios economizou 600 mil litros.
Para atingir e manter esses resultados, a Wash Me utiliza uma técnica de lavagem 100 vezes mais econômica do que a tradicional, gastando menos de um copo d’água (500 ml) por carro e usando produtos biodegradáveis. A empresa também fornece um aplicativo em que seus clientes podem acompanhar a manutenção estética dos veículos através de uma plataforma com toda a assistência necessária durante a operação.
“Nossa prioridade é trazer segurança e suporte para nosso consumidor, resolvemos todos os problemas internamente e centralizamos as soluções em nossa base”, explica Marcelo Lopes, co-fundador da start up e atual CFO.
Trabalhando com 400 colaboradores ao redor de 40 cidades em oito estados do Brasil, a Wash Me atende sua demanda de forma delivery. Ou seja, os profissionais são direcionados para onde o cliente estiver, sem que ele precise gastar com o transporte de sua frota. Em dois anos e meio, a empresa que começou com investimento de R$ 10 mil conseguiu implementar este modelo de negócios para contratos com gigantes como a Creditas Auto, ETC empreendimentos e empresas com frotas de todos os segmentos como como TP Taipastur Transportes, Fadel, Conlog, Imediato, Log20 e Translecchi entre outras transportadoras que realizam as entregas para uma das maiores cervejarias do mundo. Também atendemos a frota de transporte de uma das maiores redes de supermercados do país.
“No começo, nós mesmos fazíamos todas as vendas e limpávamos os carros, colocamos muito a mão na massa até ter capital”, conta João Salvatori, CEO da empresa e co-fundador. “Assim, vimos o que realmente fazia sentido e os desafios reais de nossos compradores”, diz.
A Wash Me, que iniciou com atendimento ao consumidor final, hoje tem o negócio 90% voltado para atendimento a empresas. Os serviços incluem lavagem ecológica, polimento, enceramento, higienização, oxi-sanitização, vitrificação entre outros.
“Nosso objetivo é profissionalizar o segmento de limpeza e estética automotiva para podermos entregar as melhores e mais ágeis soluções as empresas que possuem frotas”, diz Salvatori. A start up seleciona estéticas automotivas espalhadas pelo país para fazer parte de sua equipe e fornecer novos meios de renda, sendo a responsável por treinamento presencial e regularização documental para cadastrá-los em sua plataforma.
Além dos parceiros, há também 50 funcionários da Wash Me trabalhando mensalmente em 12 locais e 2 estados, como na operação responsável pela Creditas Auto.
Se sustentabilidade está no centro do negócio, rapidez também é um dos pilares. “Em apenas dois meses, conseguimos operacionalizar lavagens em 35 cidades, realizando mais de 2000 lavagens de veículos pesados ao mês”, explica Omar Selem, sócio da start up e atual diretor de parcerias e expansão.
Para o futuro, os empresários sonham grande. Salvatori tem em mente operações em toda a América Latina dentro dos próximos três anos “atendendo as maiores e mais relevantes empresas, profissionalizando o segmento de lavagem e estética automotiva e estruturando ainda mais nossas soluções”.
Omar Salem, diretor de parcerias e expansão; Fernanda Lagrotta, diretora de marketing; Marcelo Lopes, CFO; e João Salvatori, CEO da Wash Me
Marcelo Lopes, CFO, e João Salvatori, CEO da Wash Me
Veículos pesados também recebem serviços da Wash Me
Carros de luxo recebem cuidados nas operações B2C
Wash Me utiliza uma técnica de lavagem 100 vezes mais econômica do que a tradicional, gastando menos de um copo d’água (500 ml) por carro e usando produtos biodegradáveis
Funcionários Wash Me no treinamento profissional ITP
De pé, da esquerda para a direita: Mayara Bastos, gerente de operações B2C; Bárbara Caroline, coordenadora de conteúdo social; Matheus Tedesco, gerente de operações B2B; e Fernanda Lagrotta, diretora de marketing. Sentados, a partir da esquerda: André de Souza, gerente financeiro; João Salvatori, CEO; Marcelo Lopes, CFO; e Omar Selem, diretor de parcerias e expansão
Omar Salem, diretor de parcerias e expansão; Fernanda Lagrotta, diretora de marketing; Marcelo Lopes, CFO; e João Salvatori, CEO da Wash Me
Siga a Wash Me no Instagram
* Infomercial é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.