Acadêmicos da Universidade de Nantes, na França, reveleram hoje (10) o que afirmam ser a primeira casa impressa em 3D do mundo, que pode ter os primeiros inquilinos até junho.
LEIA MAIS: Impressão 3D invade a moda de luxo
Os pesquisadores afirmaram que a casa é a primeira habitação construída com um robô de impressão 3D. A máquina, conhecida como BatiPrint3D, usa um polímero especial que deverá manter o isolamento da casa por um século.
O BatiPrint3D precisou de 18 dias para completar sua parte no trabalho na casa: paredes ocas que depois foram preenchidas com concreto.
“É o futuro? É uma solução e um princípio construtivo interessantes, já que criamos a casa diretamente no local e, graças ao robô, fomos capazes de desenvolver formas complexas”, disse Benoit Furet, professor que trabalhou no projeto.
A casa de 95 metros quadrados, com cinco cômodos, será alocada para uma família local qualificada para participar de um programa de moradia social, disseram autoridades.
VEJA TAMBÉM: Casa com a melhor vista de Los Angeles está à venda por US$ 15,9 milhões
A casa tem formato de Y e é equipada com múltiplos sensores que monitoram qualidade do ar, umidade e temperatura, bem como equipamentos para avaliar e analisar as propriedades térmicas da construção.
Pesquisadores acreditam que esta tecnologia poderá permitir economia de custos com energia.
Autoridades em Nantes estão planejando novos projetos de construção em 3D.