A gigante chinesa de buscas na internet Baidu superou as expectativas para lucro e receita trimestrais devido ao forte crescimento de seu principal negócio de publicidade online, aliviando a pressão de financiar uma grande expansão em novas áreas tecnológicas.
VEJA TAMBÉM: Ford e Baidu se unem por carros inteligentes na China
Trimestres consecutivos de fortes lucros também mostram que o Baidu aprendeu a navegar por armadilhas regulatórias na China depois de erros anteriores, mesmo quando os concorrentes sofrem proibições temporárias e multas por não terem censurado seu conteúdo.
A empresa informou que a receita de publicidade online subiu 25% no segundo trimestre encerrado em 30 de junho, para 21,1 bilhões de iuanes (US$ 3,1 bilhões), impulsionada pelo crescimento atribuído a um aplicativo similar ao Facebook.
A receita total aumentou quase 25% no período, para 26 bilhões de iuanes (US$ 3,8 bilhões), superando as estimativas de alta de 22,4%.
O lucro líquido subiu 45% no segundo trimestre, para 6,4 bilhões de iuanes (US$ 937 milhões), ante um aumento de 13,4% estimado por 18 analistas, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.
LEIA: Baidu vai vender fatia de unidade financeira por US$ 1,9 bi
“Somos capazes de manter um alto padrão e um diálogo próximo com os reguladores”, disse hoje (1) Robin Li, presidente-executivo do Baidu, em teleconferêcia com analistas, referindo-se à rede social da empresa. “Nós vimos mudanças ou flutuações de tempos em tempos e somos capazes de lidar com isso daqui para frente.”