O Alibaba Group, maior varejista online do mundo, superou as estimativas de receita do primeiro trimestre, impulsionado pelo crescimento em seu principal negócio de comércio eletrônico.
LEIA MAIS: Alibaba pretende unir negócios de entrega de comida
O Alibaba informou hoje (23) que receita cresceu 61%, para 80,9 bilhões de iuanes (US$ 11,77 bilhões) no período de abril a junho, em comparação com a estimativa média de 80,7 bilhões de iuanes, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.
O lucro líquido atribuível aos acionistas, no entanto, caiu 41%, para 8,7 bilhões de iuanes, ou 3,3 iuanes por ação, devido a custos pontuais relacionados à remuneração baseada em ações para captação de recursos recente da Ant Financials.
Embora o crescimento da receita tenha acelerado desde a listagem do Alibaba na bolsa de valores de 2014, o investimento agressivo em varejo off-line, logística e computação em nuvem reduziu as margens de lucro.
Excluindo itens, a empresa lucrou 8,04 iuanes por ação, ou US$ 1,22 por ação, abaixo da estimativa média de 8,15 iuanes por ação.
As vendas no principal negócio de comércio eletrônico do Alibaba subiram 61%, para 69,2 bilhões de iuanes, em comparação com um aumento de 58% no mesmo trimestre do ano anterior.
VEJA TAMBÉM: As armas do Alibaba para ser o maior fornecedor de IA
A receita em seu negócio de computação em nuvem quase dobrou para 4,7 bilhões de iuanes, enquanto a receita da unidade de entretenimento subiu 46,4%, para 6 bilhões de iuanes.
O Alibaba também disse que formou uma holding para o serviço de entrega de comida online Ele.me e a plataforma de e-commerce Koubei, para a qual recebeu mais de US$ 3 bilhões em novos investimentos, incluindo do SoftBank, disse a companhia.
Os principais negócios do Alibaba incluem os marketplaces online Tmall e Taobao e a plataforma de pagamento Alipay. Como a maioria das empresas chinesas de comércio eletrônico, a receita é tipicamente maior em abril-junho, em comparação com três meses anteriores, devido as promoções de vendas em meados do ano que atingem o auge na “data da sorte”, em 18 de junho.
No entanto, os analistas disseram que as vendas provavelmente foram menores este ano devido aos feriados públicos durante o evento.