O gigante de comércio eletrônico chinês Alibaba Group Holding arrecadou o recorde de 213,5 bilhões de iuanes (US$ 30,7 bilhões) em vendas ontem (11), durante o frenesi de 24 horas de compras online do Dia dos Solteiros, mas o crescimento anual do evento caiu para sua taxa mais lenta.
VEJA TAMBÉM: JBS fecha acordo de até US$ 1,5 bi com Alibaba
Usuários da China e de todo o mundo compraram itens como iPhones, móveis e leite em pó desde o começo da madrugada, com o Alibaba superando o recorde de vendas do ano passado de 168 bilhões de iuanes em pouco menos de 16 horas.
Apesar do recorde, a taxa de crescimento anual das vendas caiu de 39% para 27%, na estimativa mais baixa prevista pelos analistas, e a taxa mais lenta nos 10 anos de história do evento.
O Dia dos Solteiros é o maior evento de vendas online do mundo, superando as vendas de feriados de compras nos Estados Unidos Black Friday e Cyber Monday combinados.
O evento chinês foi originalmente uma novidade para os estudantes celebrarem o fato de serem solteiros, contrariando o Dia dos Namorados, mas desde então se transformou em um festival de compras online de um mês e que dura 24 horas em 11 de novembro.
O Alibaba enfrenta uma perspectiva de vendas mais fracas em meio ao aumento das tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos, que prejudicaram a economia chinesa. O crescimento das vendas online também está desacelerando nas megacidades do leste do país, incluindo Xangai e Pequim, e o Alibaba disse que cerca de 75% dos novos usuários no último trimestre estavam em áreas “menos desenvolvidas”.
E AINDA: Alibaba e Richemont se unem por luxo online da China
Durante o evento deste ano, a empresa disse que trabalhou com 180 mil marcas em mais de 200 países e, pouco antes da meia-noite de ontem, havia enviado mais de um bilhão de pacotes.
A rival JD.com disse que as vendas no Dia dos Solteiros atingiram 159,8 bilhões de iuanes (US$ 23 bilhões) este ano, um aumento de 26% em relação ao ano passado.