A China não deve permitir que o iuan caia abaixo de 7 por dólar ou as tentativas de estabilizar a moeda se tornarão mais caras para as reservas cambiais do país, disse hoje (15) um conselheiro do Banco Popular da China Sheng Songcheng.
LEIA MAIS: Criptomoeda deveria ser proibida, diz presidente da Allianz GI
Oficiais disseram à Reuters em outubro que a China deve usar suas vastas reservas de moeda para impedir uma queda do nível psicologicamente importante de 7 iuans por dólar porque poderia arriscar a especulação e fortes saídas de capital.
“Se cairmos abaixo desse ponto crucial, teremos um custo maior para estabilizar as taxas de câmbio”, disse Sheng num fórum em Xangai, segundo o site de mídia financeira “WallStreetcn.com”, organizador do evento.
Estabilizar a taxa de câmbio exigiria significativamente menos das reservas cambiais da China, com o iuan a 6,7 ou 6,8 por dólar, mas as quantias necessárias subiriam bastante se a taxa caísse abaixo de 7, disse Sheng.
A moeda chinesa perdeu quase 7% do valor desde o início do ano e está se aproximando do nível 7 por dólar, que foi atingido pela última vez na crise financeira global em 2008.