O Banco Central anunciou hoje (21) que deu autorização para constituição do Banco Hyundai, que terá como sócios a própria montadora sul-coreana e a Aymoré, braço de financiamento pessoal e de veículos do Santander Brasil.
LEIA MAIS: Vice-presidentes do conselho da Hyundai renunciam
A diretoria do BC já havia autorizado, em setembro passado, o funcionamento da instituição, que oficialmente se chamará Banco Hyundai Capital Brasil, com sede na capital paulista. O banco terá capital inicial de R$ 100 milhões.
A Hyundai fechou 2018 com uma participação de 9,6% do mercado brasileiro de automóveis, segundo a entidade que representa concessionários, Fenabrave. A fatia no segmento é a quarta maior no país, à frente de marcas como Renault e Fiat.
Já o Santander Brasil tem usado o financiamento para compra de veículos como uma das principais alavancas de seu crescimento do crédito nos últimos anos. No fim de 2018, o estoque de operações de financiamento ao consumo do banco, originadas fora da rede de agências, atingiu R$ 50,1 bilhões no término, um aumento de 19,5% em 12 meses.
Consultada, a Hyundai disse que não vai comentar o assunto.