O Google nos próximos meses planeja introduzir novas ferramentas no Chrome para limitar como a atividade na web dos usuários é rastreada por empresas de publicidade e mostrar por que certos anúncios são mostrados para eles, divulgou a empresa hoje (8).
LEIA MAIS: Google apagará dados: o que você precisa saber
“Nossa experiência mostra que as pessoas preferem anúncios personalizados para suas necessidades e interesses – mas apenas se esses anúncios oferecerem transparência, escolha e controle”, disse Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior de anúncios e comércio do Google, em um dos posts do blog.
A ferramenta permitirá que os usuários do navegador Google Chrome excluam os cookies, que são arquivos de rastreamento da atividade dos usuários online, sem ter que remover também os cookies que facilitam o login em sites, segundo o Google. O executivo acrescentou que a empresa também restringirá alguns métodos que sites podem usar para contornar a nova ferramenta.
Um extensão separada, que funcionará em vários navegadores, listará as empresas envolvidas na entrega de um anúncio a um usuário, incluindo intermediários entre o anunciante e quem o publica, disse o Google.
O Google anunciou várias outras novas políticas de privacidade em sua conferência anual de desenvolvedores na terça-feira (7), em um momento em que o aumento da fiscalização governamental está forçando uma maior transparência no Vale do Silício.