A SoftBank planeja fundir o Yahoo Japan com a operadora de aplicativo de mensagens Line Corp, criando um grupo de US$ 30 bilhões para competir de maneira mais eficiente com a rival japonesa Rakuten e gigantes norte-americanas.
O negócio, que vai combinar os dois principais provedores de serviço de pagamento via QR code do Japão, oferece ao Yahoo Japan acesso aos 164 milhões de usuários do Line e aos dados deles no Japão e no sudeste asiático em um momento em que a SoftBank se expande para serviços além de seu tradicional mercado de telecomunicações.
LEIA MAIS: SoftBank tem primeiro prejuízo trimestral em 14 anos
A SoftBank afirmou que o Yahoo Japan, que no mês passado mudou de nome para Z Holdings Corp, deverá completar a fusão com a Line, controlada pela sul-coreana Naver Corp, em outubro de 2020.
As companhias planejam alcançar um acordo definitivo no próximo mês, quando as empresas deverão formar uma joint-venture em partes iguais que vai controlar a Z Holdings, enquanto ela vai operar o Yahoo Japan e a Line.
A fusão é motivada pelo que as empresas chamam de “instinto de crise” diante da ascensão de gigantes de tecnologia dos Estados Unidos e da China, disse o presidente-executivo da Line, Takeshi Idezawa, a jornalistas.
A Line foi lançada para superar redes de telefonia interrompidas após o terremoto e tsunami de 2011. A empresa depois ergueu uma forte base de usuários e abriu capital em bolsa em 2016.
Mas o serviço de mensagens acabou enfrentando dificuldades para ingressar em países dominados por aplicativos como WhatsApp.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.