Na quarta-feira passada, 4 de setembro, cientistas de todo o mundo foram surpreendidos quando um asteroide, que não havia sido detectado anteriormente, entrou na atmosfera da Terra e queimou sobre as Filipinas. O 2024 RW1 tinha apenas um metro de diâmetro e não causou danos, mas sua chegada inesperada serviu como um lembrete sobre os perigos ocultos no espaço.
A maioria dos asteroides se desintegram quando entram na atmosfera terrestre. No entanto, alguns corpos celestes maiores têm o potencial de causar devastação caso colidam com o nosso planeta.
Leia também
Conheça os seis asteroides mais perigosos para a vida na Terra:
1. Asteroide Bennu
Descoberto em 1999, o Bennu é considerado uma das maiores ameaças à Terra. Com 490 metros de diâmetro e 67 milhões de toneladas, ele tem uma chance de 1 em 2.700 de colidir com a Terra em 24 de setembro de 2182. Se isso acontecer, a energia liberada seria equivalente a 1,4 bilhão de toneladas de TNT, o suficiente para causar milhões de mortes. O Bennu é alvo de estudos científicos intensos, em 2023, a Nasa trouxe à Terra amostras do asteroide. Inclusive, os pesquisadores descobriram que ele pode conter componentes essenciais à vida, como fontes de água.
2. 2023 DW – O “Asteroide do Dia dos Namorados”
O asteroide 2023 DW, com 50 metros de diâmetro, tem uma chance de 1 em 1.584 de colidir com a Terra no Dia dos Namorados de 2046. Apesar do risco reduzido com observações mais recentes, a colisão deste asteroide, de tamanho semelhante ao que explodiu sobre a Rússia em 2013, poderia destruir uma cidade inteira, liberando uma energia comparável ao meteoro de Chelyabinsk.
3. 1950 DA
Este asteroide gigante, com 1,3 km de diâmetro, tem uma chance de 1 em 34.500 de colidir com a Terra em 16 de março de 2880. A colisão liberaria energia equivalente à explosão de 75 bilhões de toneladas de TNT, resultando em uma catástrofe global. No entanto, há tempo para os cientistas desenvolverem métodos para desviar esse corpo celeste de sua trajetória, caso seja necessário.
4. 2023 TL4
Com 330 metros de diâmetro e 43 milhões de toneladas, o asteroide 2023 TL4 representa uma ameaça significativa, com uma chance de 1 em 181.000 de colidir com a Terra em 10 de outubro de 2119. Se isso ocorrer, a explosão seria 150 vezes mais poderosa que a maior bomba nuclear já detonada, a Tsar Bomb.
5. 2007 FT3
Com uma chance de 1 em 11,5 milhões de atingir a Terra em 5 de outubro deste ano, o asteroide 2007 FT3 é o que possui maior probabilidade de impacto em curto prazo. No entanto, os especialistas acreditam que esse risco é extremamente baixo e continuará a diminuir com mais observações.
6. 1979 XB
Este asteroide, descoberto em 1979, tem 330 metros de diâmetro e uma chance de 1 em 1,8 milhão de colidir com a Terra. O que o torna particularmente assustador é que sua trajetória não é bem compreendida, pois ele não foi observado nos últimos 40 anos. As previsões atuais baseiam-se em observações antigas, o que deixa uma margem de incerteza.
A lista acima foi elaborada pelo jornal britânico Daily Mail com informações da Nasa e da Agência Espacial Europeia (ESA).
O risco é real, mas controlado
Os números parecem alarmantes, mas a maioria dos cientistas concorda que, por enquanto, estamos seguros. Os asteroides que se aproximam da Terra são monitorados pelas agências espaciais globais, que trabalham continuamente para desenvolver tecnologias para desviar ou destruir essas ameaças.
O importante é que, apesar de ser um cenário raro, colisões de asteroides são inevitáveis ao longo do tempo. Por isso, os esforços de defesa planetária são uma prioridade para garantir a segurança da humanidade.