Na manhã de domingo (13), a SpaceX realizou o quinto teste do foguete Starship e conseguiu capturar o propulsor da espaçonave com braços mecânicos perto do local de lançamento, no Texas. O feito é um importante marco para a empresa aeroespacial de Elon Musk.
O Starship e seu propulsor, chamado de Super Heavy, foram lançados por volta das 8h25 (9h25 no horário de Brasília) próximo a Brownsville, no Texas, conforme noticiado pelo The New York Times.
Leia também
O Super Heavy retornou pouco depois, às 8h30, e foi recuperado no ar por dois braços mecânicos. O Starship pousou com sucesso no Oceano Índico cerca de uma hora depois, informou a SpaceX.
A empresa afirmou, em uma publicação no X (antigo Twitter), que “recuperar o propulsor Super Heavy e realizar o pouso controlado do Starship no Oceano” eram os principais objetivos da missão, com a ampla meta de “revolucionar o acesso humano ao espaço”.
Confira a publicação:
Falcon Heavy is vertical at pad 39A in Florida ahead of tomorrow’s launch of @NASA ‘s Europa Clipper → https://t.co/sXOX3pYMuW pic.twitter.com/XYXDu52jy2
— SpaceX (@SpaceX) October 13, 2024
O último lançamento da SpaceX havia ocorrido em junho, quando a empresa realizou sua primeira reentrada atmosférica bem-sucedida após três tentativas anteriores.
“Hoje demos um grande passo rumo à vida multiplanetária”, publicou Musk no X após o retorno do Starship. “Eu ainda não consigo acreditar”, comentou Jessie Anderson, engenheira da SpaceX, durante a transmissão ao vivo no X.
Os engenheiros da SpaceX dedicaram doze mil horas para aprimorar o escudo térmico da nave desde o último voo, informou a BBC.