Uma das partes mais memoráveis e divertidas desse ciclo eleitoral norte-americano tem sido as trocas de farpas na fase dos debates. E boa parte dessas alfinetadas tem sido por meio das contas de Twitter dos candidatos. O ofensor mais notável é Donald Trump, que, repetidamente, insultou os concorrentes democratas, os colegas republicanos e organizações de notícias.
VEJA TAMBÉM: 30 maiores bilionários dos Estados Unidos
Algumas pessoas podem até dizer que essas ações no Twitter se assemelham a cyberbullying. Donna Clark Love, especialista em bullying e consultora, falou sobre esse aspecto do comportamento: “As pessoas que tendem a ser intimidadoras, online ou ao vivo, têm uma média de autoestima superior à da pessoa que está sofrendo os ataques”, disse. “Na maior parte do tempo, elas pensam que sabem o que é melhor e que o mundo precisa saber que estão certas.”
E MAIS: Quanto cada pré-candidato à Presidência dos EUA já arrecadou
Veja na galeria de fotos alguns dos incidentes mais memoráveis do cyberbullying de Trump, do menos ao mais ofensivo:
10º) Palhaço
“O ódio que aquele palhaço @krauthammer [Charles Krauthammer, jornalista] tem por mim é inacreditável – o leva a mentir quando muitos outros dizem que Trump venceu facilmente o debate.”
9º) Idiota
“Como pode uma pessoa idiota como Harry Hurt [jornalista], que escreveu um livro fracassado sobre mim sem me conhecer, estar na TV discutindo Trump?”
8º) Falso
“Meu plano vai diminuir os impostos para o nosso país, não aumentá-los. O falso @club4growth [Club for Growth, organização política] diz que eu irei aumentar os impostos – apenas mais uma mentira.”
7º) Leviano
“O leviano senador @RandPaul [Rand Paul, também pré-candidato à presidência pelo Partido Republicano] deveria focar na tentativa de se eleger em Kentucky – um ótimo estado que tem vergonha dele.”
- Anúncio publicitário
6º) Drogado
“Every Poll [instituto de pesquisas] diz que eu estou ganhando de longe. Se você ouvir o drogado Karl Rove [político norte-americano], que odeia o Trump, ou o @oreillyfactor [O’Reilly Factor, programa de TV jornalístico], você vai pensar que eu estou indo mal. @FoxNews”
5º) Realmente estranho/ Mimado
“O realmente estranho senador Rand Paul, de Kentucky, me lembra um mimado sem um cérebro propriamente funcional. Ele foi terrível no DEBATE!”
4º) Patético
“O presidente do patético Club For Growth veio ao meu escritório em N.Y.C. e pediu uma contribuição ridícula de US$ 1.000.000. Eu disse ‘sem chance!’”
3º) Terrível/Bravo/Desagradável
“@MeghanMcCain [Meghan McCain, blogueira e colunista] foi terrível no @TheFive [programa jornalístico] ontem. Brava e desagradável, ela nunca faria sucesso na TV. @FoxNews poderia fazer muito melhor!”
2º) Pateta de classe baixa
“@FrankLuntz [Frank Luntz, especialista em pesquisas de opinião] é um pateta de classe baixa que veio ao meu escritório procurando por trabalho de consultor e eu tive zero interesse. Agora ele escolhe painéis anti-Trump!”
1º) Pervertido/Desonesto
“Huma Abedin, braço direito de Hillary Clinton e esposa do desonesto pervertido Anthony Wiener [político norte-americano], era um grande risco para a segurança como coletora de informação.”
10º) Palhaço
“O ódio que aquele palhaço @krauthammer [Charles Krauthammer, jornalista] tem por mim é inacreditável – o leva a mentir quando muitos outros dizem que Trump venceu facilmente o debate.”