Você sabe quantas horas você teria de trabalhar para comprar um iPhone 6? Nos Estados Unidos, 27 horas. Globalmente, porém, o número salta para 119 horas. Essa diferença é conhecida como poder de compra, medida que os economistas usam para explicar quanto o seu dinheiro pode comprar em termos de bens e serviços. Um corte de cabelo na China, por exemplo, é muito mais barato do que um corte de cabelo em Nova York.
SAIBA MAIS: 10 estados com o melhor custo de vida nos EUA
Um novo estudo olha para os preços e os salários em 71 cidades e seus impactos no poder de compra. Algumas das conclusões não surpreendem, como o fato de Nova York ocupar a primeira posição da lista global do índice de preços (custo relativo de bens e serviços ao redor do mundo). Ao remover o aluguel do índice, Zurique e Genebra ultrapassam Nova York e lideram a lista de cidades mais caras.
LEIA TAMBÉM: 12 dicas para curtir Zurique
Em janeiro, os banqueiros suíços inesperadamente desequilibraram a paridade cambial do euro aumentando o valor do franco suíço. Isso elevou os preços de Zurique e Genebra, que se tornaram “marcadamente mais caras”, de acordo com os economistas da UBS que criaram o estudo.
Veja na galeria de fotos as cinco cidades mais caras do mundo:
-
1º) Zurique
País: Suíça
-
2º) Genebra
País: Suíça
-
3º) Nova York
País: Estados Unidos
-
4º) Oslo
País: Noruega
-
Anúncio publicitário -
5º) Copenhague
País: Dinamarca
1º) Zurique
País: Suíça