Ao analisar as marcas esportivas mais valiosas do ano, FORBES divulgou também o ranking dos 10 eventos de esportes que mais lucraram em 2015. Como já era de se esperar, o Super Bowl é quem lidera a lista por ser o jogo mais assistido da televisão norte-americana em 2015, pelo seu valor de marca avaliado em US$ 580 bilhões, e por atingir mais de 120 milhões de telespectadores durante os minutos finais da exibição.
LISTA: 10 marcas esportivas mais valiosas de 2015
Em seguida, está a Olimpíada de Verão de 2012, com sede em Londres, que gerou uma receita recorde de US$ 2,5 bilhões em transmissões midiáticas e atingiu 4,8 bilhões de espectadores.
LEIA TAMBÉM: 10 atletas mais bem pagos da última década
A lista anual de Forbes, Fab 40, escolhe as 40 marcas esportivas mais valiosas do mundo. O ranking é dividido em quatro categorias, cada uma com seu respectivo vencedor: empresas, eventos, atletas e equipes. A Fab 40 não reúne exatamente quem é mais valioso, mas a sua marca, ou seja: os valores apresentados são a diferença entre o valor estimado da marca do negócio e o valor de um negócio similar. No caso dos atletas, pode-se tomar Tiger Woods como exemplo: US$ 30 milhões é o quanto o golfista vale se tirar a média dos atletas de alto nível. Este valor representa a sua marca, o quanto ele se destaca.
MAIS: 11 times de futebol mais valiosos do Brasil
O ranking tem como base o valor de marca de cada evento e o lucro gerado pelas competições. Veja os 10 eventos esportivos mais valiosos do mundo em 2015:
-
1°) Super Bowl
valor da marca: US$ 580 bilhões
A 49° edição do Super Bowl, realizada em fevereiro deste ano, resultou na transmissão do evento mais assistido na televisão dos Estados Unidos. No total a partida teve uma média de 114,4 milhões de telespectadores e, nos minutos finais da competição, chegou a alcançar 120,8 milhões.
-
2°) Jogos Olímpicos de Verão de 2012
Valor da marca: US$ 348 bilhões
A transmissão midiática dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, em Londres, gerou uma receita recorde de US$ 2,5 bilhões para o evento, e atingiu 4,8 bilhões de espectadores.
-
3°) Jogos Olímpicos de Inverno de 2014
Valor da marca: US$ 285 milhões
A companhia de televisão norte-americana NBC pagou US$ 775 milhões pelo direito de transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi, na Rússia, o que gerou uma receita de US$ 1,1 bilhão para a empresa.
-
4°) Copa do Mundo da FIFA
valor da marca: US$ 229 milhões
A média de torcedores presentes nas 64 partidas de futebol da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, foi de 53.591 pessoas, o que representa o maior número desde 1994, quando a FIFA realizou o evento nos Estados Unidos.
-
Anúncio publicitário -
5°) WrestleMania
Valor da marca: US$ 179 milhões
A 31° edição do WrestleMania, de luta livre, que aconteceu em março deste ano na cidade norte americana de Santa Clara, na Califórnia, foi o evento ao vivo de maior bilheteria da história da produtora WWE, o que gerou um lucro de US$ 12,6 milhões à empresa.
-
6°) NCAA Mens Final Four
Valor da marca: US$ 150 milhões
O Final Four do campeonato de basquete masculino da NCAA, em 2015, alcançou uma média de 28,3 milhões de telespectadores, o que, de acordo com a Nielsen, representa o maior público televisivo atingido em 18 anos.
-
7°) Daytona 500
Valor da marca: US$ 136 milhões
A famosa corrida de carros da NASCAR, a Daytona 500, reuniu mais espectadores e gerou mais lucro em patrocínios do que o evento de 2014.
-
8°) Liga dos Campeões da UEFA
Valor da marca: US$ 127 milhões
As competições de futebol da Liga dos Campeões da UEFA, em 2014, geraram € 22 milhões a mais que o evento do ano anterior.
-
9°) College Football Playoff
Valor da marca: US$ 106 milhões
No ano passado, a ESPN fechou um contrato de 5,7 bilhões com o evento anual de futebol americano das universidades dos Estados Unidos, pelo direito de transmissão das partidas em seu canal pelo período de 12 anos.
-
10°) MLB World Series
Valor da marca: US$ 101 milhões
A receita diária de cada partida de beisebol do MLB World Series de 2014 caiu US$ 3 milhões em relação ao ano anterior, devido ao fato de que os ingressos para os jogos entre as equipes Giants e Royal resultaram em menos vendas do que as competições entre Cardinals e Red Sox, em 2013.
1°) Super Bowl
valor da marca: US$ 580 bilhões
A 49° edição do Super Bowl, realizada em fevereiro deste ano, resultou na transmissão do evento mais assistido na televisão dos Estados Unidos. No total a partida teve uma média de 114,4 milhões de telespectadores e, nos minutos finais da competição, chegou a alcançar 120,8 milhões.