Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Listas / 10 eventos esportivos mais valiosos do mundo

10 eventos esportivos mais valiosos do mundo

Copa do Mundo no Brasil aparece em 4° lugar, com um valor de marca avaliado em US$ 229 milhões

Mike Ozanian
25/10/2015 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

Ao analisar as marcas esportivas mais valiosas do ano, FORBES divulgou também o ranking dos 10 eventos de esportes que mais lucraram em 2015. Como já era de se esperar, o Super Bowl é quem lidera a lista por ser o jogo mais assistido da televisão norte-americana em 2015, pelo seu valor de marca avaliado em US$ 580 bilhões, e por atingir mais de 120 milhões de telespectadores durante os minutos finais da exibição.

LISTA: 10 marcas esportivas mais valiosas de 2015

Em seguida, está a Olimpíada de Verão de 2012, com sede em Londres, que gerou uma receita recorde de US$ 2,5 bilhões em transmissões midiáticas e atingiu 4,8 bilhões de espectadores.

LEIA TAMBÉM: 10 atletas mais bem pagos da última década

A lista anual de Forbes, Fab 40, escolhe as 40 marcas esportivas mais valiosas do mundo. O ranking é dividido em quatro categorias, cada uma com seu respectivo vencedor: empresas, eventos, atletas e equipes. A Fab 40 não reúne exatamente quem é mais valioso, mas a sua marca, ou seja: os valores apresentados são a diferença entre o valor estimado da marca do negócio e o valor de um negócio similar. No caso dos atletas, pode-se tomar Tiger Woods como exemplo: US$ 30 milhões é o quanto o golfista vale se tirar a média dos atletas de alto nível. Este valor representa a sua marca, o quanto ele se destaca.

MAIS: 11 times de futebol mais valiosos do Brasil

O ranking tem como base o valor de marca de cada evento e o lucro gerado pelas competições. Veja os 10 eventos esportivos mais valiosos do mundo em 2015:

  • 1°) Super Bowl

valor da marca: US$ 580 bilhões

A 49° edição do Super Bowl, realizada em fevereiro deste ano, resultou na transmissão do evento mais assistido na televisão dos Estados Unidos. No total a partida teve uma média de 114,4 milhões de telespectadores e, nos minutos finais da competição, chegou a alcançar 120,8 milhões.

    1°) Super Bowl

    valor da marca: US$ 580 bilhões

    A 49° edição do Super Bowl, realizada em fevereiro deste ano, resultou na transmissão do evento mais assistido na televisão dos Estados Unidos. No total a partida teve uma média de 114,4 milhões de telespectadores e, nos minutos finais da competição, chegou a alcançar 120,8 milhões.

  • 2°) Jogos Olímpicos de Verão de 2012

Valor da marca: US$ 348 bilhões

A transmissão midiática dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, em Londres, gerou uma receita recorde de US$ 2,5 bilhões para o evento, e atingiu 4,8 bilhões de espectadores.

    2°) Jogos Olímpicos de Verão de 2012

    Valor da marca: US$ 348 bilhões

    A transmissão midiática dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, em Londres, gerou uma receita recorde de US$ 2,5 bilhões para o evento, e atingiu 4,8 bilhões de espectadores.

  • 3°) Jogos Olímpicos de Inverno de 2014

Valor da marca: US$ 285 milhões

A companhia de televisão norte-americana NBC pagou US$ 775 milhões pelo direito de transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi, na Rússia, o que gerou uma receita de US$ 1,1 bilhão para a empresa.

    3°) Jogos Olímpicos de Inverno de 2014

    Valor da marca: US$ 285 milhões

    A companhia de televisão norte-americana NBC pagou US$ 775 milhões pelo direito de transmissão dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi, na Rússia, o que gerou uma receita de US$ 1,1 bilhão para a empresa.

  • 4°) Copa do Mundo da FIFA

valor da marca: US$ 229 milhões

 A média de torcedores presentes nas 64 partidas de futebol da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, foi de 53.591 pessoas, o que representa o maior número desde 1994, quando a FIFA realizou o evento nos Estados Unidos.

    4°) Copa do Mundo da FIFA

    valor da marca: US$ 229 milhões

    A média de torcedores presentes nas 64 partidas de futebol da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, foi de 53.591 pessoas, o que representa o maior número desde 1994, quando a FIFA realizou o evento nos Estados Unidos.

  • Anúncio publicitário
  • 5°) WrestleMania
 
Valor da marca: US$ 179 milhões

A 31° edição do WrestleMania, de luta livre, que aconteceu em março deste ano na cidade norte americana de Santa Clara, na Califórnia, foi o evento ao vivo de maior bilheteria da história da produtora WWE, o que gerou um lucro de US$ 12,6 milhões à empresa.

    5°) WrestleMania

    Valor da marca: US$ 179 milhões

    A 31° edição do WrestleMania, de luta livre, que aconteceu em março deste ano na cidade norte americana de Santa Clara, na Califórnia, foi o evento ao vivo de maior bilheteria da história da produtora WWE, o que gerou um lucro de US$ 12,6 milhões à empresa.

  • 6°) NCAA Mens Final Four

Valor da marca: US$ 150 milhões
 
O Final Four do campeonato de basquete masculino da NCAA, em 2015, alcançou uma média de 28,3 milhões de telespectadores, o que, de acordo com a Nielsen, representa o maior público televisivo atingido em 18 anos.

    6°) NCAA Mens Final Four

    Valor da marca: US$ 150 milhões

    O Final Four do campeonato de basquete masculino da NCAA, em 2015, alcançou uma média de 28,3 milhões de telespectadores, o que, de acordo com a Nielsen, representa o maior público televisivo atingido em 18 anos.

  • 7°) Daytona 500

Valor da marca: US$ 136 milhões
 
A famosa corrida de carros da NASCAR, a Daytona 500, reuniu mais espectadores e gerou mais lucro em patrocínios do que o evento de 2014.

    7°) Daytona 500

    Valor da marca: US$ 136 milhões

    A famosa corrida de carros da NASCAR, a Daytona 500, reuniu mais espectadores e gerou mais lucro em patrocínios do que o evento de 2014.

  • 8°) Liga dos Campeões da UEFA

Valor da marca: US$ 127 milhões
 
 As competições de futebol da Liga dos Campeões da UEFA, em 2014, geraram € 22 milhões a mais que o evento do ano anterior.

    8°) Liga dos Campeões da UEFA

    Valor da marca: US$ 127 milhões

    As competições de futebol da Liga dos Campeões da UEFA, em 2014, geraram € 22 milhões a mais que o evento do ano anterior.

  • 9°) College Football Playoff

Valor da marca: US$ 106 milhões
 
No ano passado, a ESPN fechou um contrato de 5,7 bilhões com o evento anual de futebol americano das universidades dos Estados Unidos,  pelo direito de transmissão das partidas em seu canal pelo período de 12 anos.

    9°) College Football Playoff

    Valor da marca: US$ 106 milhões

    No ano passado, a ESPN fechou um contrato de 5,7 bilhões com o evento anual de futebol americano das universidades dos Estados Unidos, pelo direito de transmissão das partidas em seu canal pelo período de 12 anos.

  • 10°) MLB World Series

Valor da marca: US$ 101 milhões
 
A receita diária de cada partida de beisebol do MLB World Series de 2014 caiu US$ 3 milhões em relação ao ano anterior, devido ao fato de que os ingressos para os jogos entre as equipes Giants e Royal resultaram em menos vendas do que as competições entre Cardinals e Red Sox, em 2013.

    10°) MLB World Series

    Valor da marca: US$ 101 milhões

    A receita diária de cada partida de beisebol do MLB World Series de 2014 caiu US$ 3 milhões em relação ao ano anterior, devido ao fato de que os ingressos para os jogos entre as equipes Giants e Royal resultaram em menos vendas do que as competições entre Cardinals e Red Sox, em 2013.

    1°) Super Bowl

    valor da marca: US$ 580 bilhões

    A 49° edição do Super Bowl, realizada em fevereiro deste ano, resultou na transmissão do evento mais assistido na televisão dos Estados Unidos. No total a partida teve uma média de 114,4 milhões de telespectadores e, nos minutos finais da competição, chegou a alcançar 120,8 milhões.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Copa do Mundo
    • entretenimento
    • esportes
    • Fab 40

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • forbes sono hábitos sucesso
      Carreira

      7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

    Últimas Notícias

    • ganho semanal

      Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

    • Donald Trump

      Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

    • CEO da Bosch

      Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

    • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

    • Café

      Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

    • Getty Images

      Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.