Os times de futebol mais valiosos geraram legiões de fãs pelo mundo. Seus jogadores, também. Por conta da grande visibilidade, as marcas são capazes de pagar milhões de dólares por espaços em suas camisas. Os acordos de patrocínio são divididos em duas categorias: a de materiais esportivos, como a Nike e Adidas, e a de patrocínio máster, que paga por anúncios nas camisas.
Os contratos de uniforme ficaram em evidência quando, em 2014, a Chevrolet pagou US$ 559 milhões para o Manchester United por 7 anos de anúncios. Isso equivale a US$ 80 milhões por ano. Recentemente, o Chelsea assinou contrato de US$ 57 milhões por ano com a Yokohama Rubber.
Empresas de artigos esportivos costumam pagar mais, pois há mais exposição de marca, já que as camisas utilizadas pelos jogadores também são comercializadas para os consumidores. O topo da lista pertence ao Real Madrid, que assinou há um ano contrato de US$ 1,6 bilhão com a Adidas.
Confira na galeria de fotos os 10 contratos de patrocínio mais valiosos:
-
1. Real Madrid
Campeonato EspanholMaterial esportivo: Adidas, US$ 158 milhões/ano
Uniforme: Emirates, US$ 34 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: United Arab Emirates, US$ 28 milhões/ano
Total: US$ 220 milhões/ano -
2. Manchester United
Campeonato InglêsMaterial esportivo: Adidas, US$ 107 milhões/ano
Uniforme: Chevrolet, US$ 80 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: Aon, US$ 22 milhões/ano
Total: US$ 209 milhões/ano -
3. Bayern Munich
Material esportivo: Adidas, US$ 68 milhões/ano
Uniforme: Deutsche Telekom, US$ 34 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: Allianz, US$ 9 milhões/ano
Total: US$ 111 milhões/ano -
4. Chelsea
Material esportivo: Adidas, US$ 41 milhões/ano
Uniforme: Yokohama Rubber, US$ 57 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: não tem
Total: US$ 99 milhões/ano -
Anúncio publicitário -
5. Arsenal
Campeonato InglêsMaterial esportivo: Puma, US$ 43 milhões/ano
Uniforme e Naming Rights no estádio: Emirates, US$ 43 milhões/ano
Total: US$ 86 milhões/ano -
6. Barcelona
Campeonato Espanhol
Material esportivo: Nike, $40 milhões/ano
Uniforme: Qatar Sports Investments e Intel, US$ 41 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: não tem
Total: US$ 81 milhões/ano -
7. Liverpool
Campeonato Inglês
Material esportivo: New Balance, US$ 36 milhões/ano
Uniforme: Standard Chartered, US$ 43 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: não tem
Total: US$79 milhões/ano -
8. Manchester City
Campeonato InglêsMaterial esportivo: Nike, US$17 milhões/ano
Uniforme e Naming Rights no Estádio: Etihad, US$57 milhões/ano
Total: US$74 milhões/ano -
9. Juventus
Campeonato Italiano
Material esportivo: Nike, US$26 milhões/ano
Uniforme: Jeep, US$19 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: Sportsfive, US$7 milhões/ano
Total: US$53 milhões/ano -
10. Paris Saint-Germain
Campeonato FrancêsMaterial esportivo: Nike, US$23 milhões/ano
Uniforme: Emirates, US$28 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: não tem
Total: US$51 milhões/ano
1. Real Madrid
Campeonato Espanhol
Material esportivo: Adidas, US$ 158 milhões/ano
Uniforme: Emirates, US$ 34 milhões/ano
Naming Rights no Estádio: United Arab Emirates, US$ 28 milhões/ano
Total: US$ 220 milhões/ano