O recém-introduzido sistema Super Cruise da Cadillac e a tecnologia semi-autônoma Autopilot da Tesla apontam o caminho para os veículos de direção autônoma do futuro. Enquanto isso, um número cada vez maior de carros e SUVs de todos os tamanhos e preços oferecem sistemas básicos de direção autônoma, apesar de serem mais frequentemente divulgados como tecnologias de segurança para prevenção de acidentes.
VEJA TAMBÉM: Audi assume liderança em direção autônoma nas estradas
“Ainda que alguns possam ver um veículo completamente autônomo como uma novidade ousada, um carro que têm a habilidade de prevenir um acidente antes que ele aconteça já é muito sofisticado”, diz Jessica Caldwell, diretora-executiva de análise da indústria do site especializado “Edmunds.com”.
O sistema de direção autônoma mais básico é o famoso controle de cruzeiro, que usa sensores dianteiros para manter tanto velocidade estabelecida quanto distância do veículo à frente. Sistemas de frenagem autônoma dianteira são frequentemente baseados em controle de cruzeiro, mas podem também determinar se o veículo está chegando perto demais de outro carro ou de outro obstáculo e aplicar os freios automaticamente em força total para evitar uma colisão, ou suavizar seus efeitos se o motorista não agir rápido o suficiente.
Uma pesquisa da organização Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) afirma que sistemas de frenagem autônoma podem reduzir colisões traseiras em 40% e diminuir danos em situações em que um acidente é inevitável em 30%.
Um número menor de modelos oferece um assistente de permanência na faixa, uma versão avançada do sistema de alerta de mudança de pista, que não apenas soa um alerta se o veículo estiver inadvertidamente se movendo para o lado, mas usa frenagem autônoma e/ou assistente de direção para “empurrar” o carro de volta para a faixa original. Ainda que não seja necessariamente uma ferramenta de segurança, muitos carros, principalmente da Ford e da General Motos, podem se guiar sozinhos em vagas de estacionamento paralelas e deixam para os motoristas apenas as funções de trocar de pista e operar o pedal de freio.
LEIA: Toyota testará carro falante e autônomo até 2020
Mesmo sendo uma tecnologia de ponta, nos EUA, não é preciso assaltar um banco para comprar modelos equipados com os últimos avanços automotivos. FORBES reuniu 14 carros e SUVs compactos e médios que podem trazer opcionais como frenagem dianteira e outros sistemas autônomos de proteção de acidentes por bem menos do que US$ 30 mil.
Esses veículos não apenas estão entre os carros mais tecnologicamente avançados pelo custo-benefício, mas estão também entre os mais seguros. Além de ganharem notas perfeitas para proteção de passageiros em cada um dos cinco testes de batida do IIHS, quando propriamente equipados, cada veículo pode, com sucesso, evitar uma colisão ou reduzir substancialmente a velocidade em testes conduzidos entre 20 e 40 km/h.
Visto que apenas poucos modelos nessa faixa de preço vêm com essa tecnologia em sua versão mais básica, destacamos também a disponibilidade de adicionar o sistema de direção autônoma, sempre na versão 2017.
Veja, na galeria de fotos abaixo, os 14 carros com tecnologia de direção autônoma mais baratos dos EUA:
-
Reprodução/FORBES 14º) Toyota Prius Prime
Valor de entrada nos EUA: US$ 27.995
O híbrido elétrico de tamanho médio da Toyota vem com controle de cruzeiro, sistema de frenagem autônoma dianteira com detecção de pedestres e alerta de mudança de faixa com assistente de direção. -
Reprodução/FORBES 13º) Honda CR-V
Valor de entrada nos EUA: US$ 27.735
Esse SUV acessível pode ser equipado com controle de cruzeiro com seguimento de baixa velocidade, alerta de colisão dianteira com sistema de frenagem autônoma e alerta de mudança de faixa. Os opcionais fazem parte do Honda Sensing Package, nas versões EX, EX-L e Touring. -
Reprodução/FORBES 12º) Hyundai Elantra
Valor de entrada nos EUA: US$ 27.635 mil
O estiloso compacto pode ser equipado com controle de cruzeiro inteligente, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e um sistema de permanência na faixa como parte do Ultimate Package, nos modelos Limited. -
Reprodução/FORBES 11º) Mazda CX-5
Valor de entrada nos EUA: US$ 27.480
O crossover compacto da Mazda é divertido de dirigir e pode ser equipado com controle de cruzeiro de radar, suporte de frenagem inteligente, alerta de mudança de faixa e assistente de permanência na pista, no pacote i-Activesense Package, que é opcional no modelo Touring e padrão na versão Grand Touring (um sistema de suporte de frenagem inteligente para cidades de baixa velocidade vem de fábrica). -
Anúncio publicitário -
Reprodução/FORBES 10º) Subaru Impreza
Valor de entrada nos EUA: US$ 27.410 mil
O pacote EyeSight, disponível nas edições Limited e Premium desse compacto sedã/hatchback de direção nas quatro rodas, inclui controle de cruzeiro, sistema de frenagem pré-colisão, sistema de frenagem reversa automática, assistente de permanência na pista e detecção de ponto cego com alerta de tráfego traseiro. -
Reprodução/FORBES 9º) Mazda CX-3
Valor de entrada nos EUA: US$ 27.100
O nível mais alto de acabamento Grand Touring dessa SUV pequena e esportiva pode ser configurado com o pacote adicional i-Activesense, que inclui controle de cruzeiro de radar, sistema de frenagem inteligente e sistema de alerta de mudança de faixa. -
Reprodução/FORBES 8º) Subaru Legacy
Valor de entrada nos EUA: US$ 26.310
Os modelos Limited e Premium do sedã de tamanho médio podem ser equipados com um sistema de frenagem pré-colisão, sistema de frenagem reversa automático, detecção de ponto cego, assistente de mudança de faixa e alerta de tráfego traseiro, por meio do pacote adicional EyeSight. -
Reprodução/FORBES 7º) Toyota RAV4
Valor de entrada nos EUA: US$ 25.405
Esse simpático crossover compacto vem, no modelo de entrada, com controle de cruzeiro, frenagem automática dianteira com detecção de pedestres e alerta de mudança de faixa com assistente de direção. -
Reprodução/FORBES 6º) Honda Accord
Valor de entrada nos EUA: US$ 25.130
O sedã de tamanho médio da Honda pode ser equipado com controle adaptativo de cruzeiro, alerta de colisão dianteira, sistema de frenagem para evitar colisão, alerta de mudança de faixa e assistente de permanência na faixa, como parte do Honda Sensing Package. O pacote vem de fábrica no modelo Touring e é opcional para as outras versões. -
Reprodução/FORBES 5º) Nissan Sentra
Valor de entrada nos EUA: US$ 24.745
O sedã compacto da Nissan pode ser equipado tanto com controle de cruzeiro inteligente quanto com frenagem de emergência dianteira, como parte do pacote Premium Technology, nas versões SL e SR (o último também inclui alerta de ponto cego com alerta de tráfego traseiro). -
Reprodução/FORBES 4º) Toyota Prius
Valor de entrada nos EUA: US$ 24.370
O carro híbrido de maior quilometragem sem precisar recarregar do mercado vem com controle de cruzeiro, frenagem autônoma dianteira com detecção de pedestres, alerta de mudança de faixa com assistente de direção e monitor de ponto cego com alerta de tráfego traseiro. -
Reprodução/FORBES 3º) Kia Forte
Valor de entrada nos EUA: US$ 21.685
O carro compacto da Kia pode ser equipado com um sistema de alerta de colisão dianteira com frenagem autônoma de emergência, detecção de ponto cego com alerta de tráfego traseiro e assistente de mudança de faixa, seja por meio do Technology Package, no modelo S, ou do Premium Plus Package, no modelo EX. -
Reprodução/FORBES 2º) Honda Civic
Valor de entrada nos EUA: US$ 21.415
O estiloso e potente compacto da Honda pode ser equipado com controle de cruzeiro com comando de velocidade, alerta de colisão dianteira com sistema de frenagem para evitar colisão, e sistema de alerta de mudança de faixa, como parte do Honda Sensing Package. Está disponível na maioria dos modelos sedã, cupê e hatchback, com o adicional Honda Sensing Package. -
Reprodução/FORBES 1º) Toyota Corolla
Valor de entrada nos EUA: US$ 19.395
O sedã compacto vem com controle de cruzeiro, frenagem dianteira autônoma com detecção de pedestres e sistema de alerta de mudança de faixa com assistente de direção.
14º) Toyota Prius Prime
Valor de entrada nos EUA: US$ 27.995
O híbrido elétrico de tamanho médio da Toyota vem com controle de cruzeiro, sistema de frenagem autônoma dianteira com detecção de pedestres e alerta de mudança de faixa com assistente de direção.
Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).