Apesar de os cidadãos norte-americanos poderem visitar 176 países sem necessidade de visto, o passaporte dos EUA ocupa apenas a 35a posição de um ranking que analisou os documentos de 199 nações e as classificou de acordo com cinco critérios: viagens sem visto, impostos internacionais, percepção internacional, dupla cidadania e liberdade pessoal.
O levantamento foi conduzido pela consultoria Nomad Capitalism, que descobriu que, se não fosse a Nova Zelândia, o Top 10 dos passaportes mais poderosos do mundo seria totalmente de propriedade de países europeus.
LEIA MAIS: 9 carimbos que você precisa ter em seu passaporte
No topo da lista está Luxemburgo, que concede viagens isentas de visto a 177 países, além de conceder múltiplas nacionalidades. Os cidadãos do país também desfrutam de excelente reputação, o que significa o mínimo de filas durante os processos de controle de passaportes no exterior.
No ano passado, o passaporte suíço ocupou a 1a posição da lista. No novo ranking, o país caiu para o 3o lugar em função da obrigatoriedade do alistamento militar, o que fez com que a pontuação relativa à liberdade diminuísse.
O passaporte britânico caiu seis posições e ocupa, agora, o 22o lugar. A queda foi consequência da diminuição da privacidade pessoal e de preocupações sobre a saída da Grã-Bretanha da União Europeia. No entanto, os cidadãos locais ainda podem visitar 177 países sem visto, quase sempre têm permissão para manter uma outra cidadania, usufruem de um nível relativamente alto de liberdade pessoal e são muito bem vistos no exterior.
O último colocado da lista é o Afeganistão. O país aceita em seu território – sem visto – cidadãos de apenas outras 24 nações. Os afegãos são frequentemente impedidos de entrar em um número substancial de países e encontram muita hostilidade. Os passaportes iraquianos aparecem na penúltima posição da lista, com viagens permitidas a apenas 27 países (sem visto), baixa reputação entre as nações do mundo e baixos níveis de liberdade.
Veja, na galeria de fotos a seguir, os 11 passaportes mais poderosos de 2018:
-
10 – Nova Zelândia
-
10 – Alemanha
-
5 – Dinamarca
-
5 – Finlândia
-
Anúncio publicitário -
5 – Espanha
-
5 – Itália
-
5 – Suécia
-
4 – Portugal
-
3 – Suíça
-
2 – Irlanda
-
1 – Luxemburgo
10 – Nova Zelândia